Disciplina Curricular

Clima, Energia e Ambiente CEAmbi

Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2021

Contextos

Grupo: LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Termodinâmica.

Objectivos

Nesta UC pretende-se que os alunos: (1) sintetizem e aprofundem os conhecimentos de termodinâmica, (2) façam análises termodinâmicas de sistemas/processos ambientais e de engenharia nomeadamente a Terra, a atmosfera, a actividade humana e a combustão, (3) compreendam a dinâmica do sistema climático, (4) quantifiquem os factores antropogénicos que forçam o sistema climático, nomeadamente os GEE, (5) identifiquem os potenciais impactos das alterações climáticas na biodiversidade, serviços de ecosistema e actividade humana e (6) identifiquem os desafios da mitigação e adaptação às alterações climáticas e da futura transição energética. Os objectivos principais desta UC são capacitar os futuros Engenheiros para: (1) analisarem problemas ambientais que estejam intimamente ligados à energia tendo por base uma abordagem termodinâmica e integradora, (2) terem uma compreensão alargada da temática das alterações climáticas e dos desafios da futura transição energética.

Programa

Síntese da abordagem Termodinâmica a sistemas de engenharia e a sistemas ambientais. Combustão, Metabolismo e GEE: balanços de massa, energia, entropia e exergia a reacções quimicas e organismos. Termodinâmica da atmosfera: mistura de gases perfeitos, equilíbrio vapor-liquido, aplicações psicrométricas, estabilidade estática, formação de nuvens e balanços de energia e entropia à Terra e à superfície terrestre. Dinâmica da atmosfera e dos oceanos: leis, movimentos à escala planetária e modelos numéricos de simulação do tempo e do clima. Alterações climáticas: forçamentos, feedbacks, causas e registos de temperatura. Modelos do IPCC. Análise energética e ambiental da sociedade no Passado e Presente: energias primária, final e útil, eficiências agregadas à escala nacional, uso e transformação da energia, emissões de GEE e impactos ambientais. Evolução tecnológica e transição energética, adaptação e mitigação às alterações climáticas.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua (50%): 2 Mini-testes (20%) e 1 trabalho de grupo de 2/3 pessoas com apresentação oral (30%). Exame (50%) com nota mínima de 9.5.

Componente de Competências Transversais

O trabalho de grupo com apresentação oral (30% da avaliação) vai promover as seguintes competências transversais: 1) Competências Interpessoais (o trabalho é em equipa e tem que ser apresentado oralmente). 2) Literacia da informação e dos media (cada grupo terá que procurar uma notícia actual nacional ou internacional relacionada com alterações climáticas) 3) Pensamento Crítico e Inovador (cada equipa terá que fazer uma análise crítica da notícia no contexto do conhecimento adquirido na UC).

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica directamente.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre