Disciplina Curricular
Ciências da Terra CTerr
Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2021
Contextos
Grupo: LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Geologia.
Objectivos
No final desta UC os alunos deverão ser capazes de: - identificar os principais materiais geológicos, as suas propriedades e campos de aplicação, processos de alteração e suas consequências, - reconhecer as características dos maciços e a sua capacidade de armazenamento subterrâneo - conhecer as propriedades do solo que condicionam o seu comportamento/vulnerabilidade face à atuação de fatores naturais e antrópicos, - compreender o sistema Terra como um sistema dinâmico (geodinâmica interna e externa), - identificar a distribuição das principais rochas e tipo de solos em Portugal, - compreender os riscos decorrentes dos fenómenos geológicos no Ambiente, - reconhecer os elementos de uma carta geológica e de solos, sua importância, - realizar e interpretar cortes geológicos.
Programa
- Importância da Geologia e dos Recursos Geológicos no Ambiente - Revisões do ciclo petrogenético e formação do solo - Estruturas e descontinuidades dos Maciços rochosos com reconhecimento e prática in situ - Armazenamento geológico subterrâneo - Características, propriedades físico - químicas do solo e a sua importância ambiental - Minerais argilosos: propriedades e sua importância na Engenharia do Ambiente - Distribuição das principais rochas e solos em Portugal - Degradação do solo: causas e consequências ambientais - Fenómenos de geodinâmica interna e externa - Riscos geológicos e alterações climáticas - Cartografia geológica e de solos: importância e interpretação da informação
Metodologia de avaliação
Avaliação da componente teórica-prática (45%): exame final (25%) + avaliação contínua: fichas e questionários (20%). Avaliação contínua da componente laboratorial e de campo através da resoluação de problemas (55%).
Componente de Competências Transversais
Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais através da realização de trabalhos de grupo (10%).
Componente Laboratorial
Nas aulas laboratoriais os alunos, em grupo de 2/3 alunos, irão: a) no módulo rochas: descrever e classificar os minerais e rochas mais comuns b) no módulo solos: conhecer e aplicar procedimentos de caracterização/análise físico-química de amostras de solo e analisar e interpretar cartas de solos. c) Resolver problemas relativos à avaliação do comportamento do solo em função das suas características. d) Trabalhar com cartas geológicas (realizar e interpretar cortes geológicos) e cartas de solos Prevê-se realizar aulas de campo para: reconhecimento de características dos maciços rochosos; observação de perfis de solos, assim como colheita de amostras.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.