Disciplina Curricular

Ciências Sociais e Ambiente CSA

Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2021

Contextos

Grupo: LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Ecologia Geral, Ecologia Aplicada e Paisagem

Objectivos

Esta unidade curricular (UC) visa uma leitura integrada de ciências sociais e ambiente nos aspetos que são relevantes para a prática de engenharia. Pretende-se que no final do semestre os alunos saibam reconhecer as dimensões sociais e ambientais, e as técnicas para a sua correta análise e integração no contexto dos processos de desenvolvimento e projeto de engenharia. São oferecidos os conceitos fundamentais das ciências sociais, bem como os métodos e técnicas de pesquisa social, que permitem a compreensão e análise integrada da relação entre sistemas sociais e sistemas ambientais. O objetivo é compreender, de forma integrada e aplicada, a relação entre os sistemas sociais e sistemas ambientais, e como é que esta pode influenciar o contexto e a prática do engenheiro.

Programa

Ciências sociais, sistemas sociais, e sistemas ambientais: relevância para o engenheiro. Sistemas sociotecnologicos e socioambientais. Modernidade, globalização e desenvolvimento. Mega tendências e desafios societais. Área de influência, ambiente interno e ambiente externo na ótica dos projetos e das organizações. Governança: sistemas, atores e aspetos críticos à sustentabilidade. Democracia: participação, deliberação e colaboração. Métodos e técnicas em ciências sociais e ambiente: as abordagens qualitativa e quantitativa. Atitudes sociais e comportamentos em relação ao ambiente. Relação atitude-comportamento sustentável. Ética na relação com o ambiente envolvente e grupos sociais relevantes. Justiça social. Mudança, inovação e intervenção em contexto organizacional. Gestão e liderança em contextos organizacionais. Inovação social e sustentabilidade. Ciência-Política-Sociedade: produção de conhecimento, processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências.

Metodologia de avaliação

A frequência e realização de avaliações ao longo do semestre é obrigatória. A avaliação contínua substitui o exame de 1ª época. A realização da disciplina apenas por exame é restrita aos estudantes com estatuto de trabalhador-estudante. Os alunos que não forem aprovados na avaliação contínua podem realizar o exame em 2ª época, mas tendo um mínimo de 7 valores na avaliação contínua. A melhoria de nota será só em 2ª época. A avaliação contínua alicerça-se em duas componentes: (1) resposta em sala de aula a uma pergunta sobre a matéria dada na aula desse dia; (2) A realização de um projeto em grupo composto por 3 partes a desenvolver no decurso das aulas. Os alunos terão um total de 10 perguntas /exercícios a resolver/responder em sala de aula. A classificação final é dividida em: 50% provêm das 8 melhores notas das perguntas - 2,5 valores máximos de cada pergunta/exercício (>= 9,5) e 50% do projecto (desenvolvimento e apresentação) >= 9,5

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em pensamento crítico e inovador, (nomeadamente pensamento estratégico e abordagem à resolução de problemas), de competências interpessoais e intrapessoais (nas apresentações oral, organizacional e trabalho em equipa no desenvolvimento do projeto), na literacia (da informação e dos media, capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) e de cidadania global, com autodisciplina, perseverança, auto-motivação. Todas estas competências se desenvolvem na participação nas aulas, no trabalho em equipa para desenvolvimento do projeto e respetivas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 50%.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre