Disciplina Curricular
Ecologia Aplicada e da Paisagem EA
Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2021
Contextos
Grupo: LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência de Ecologia Geral
Objectivos
Compreender os conceitos fundamentais em biodiversidade. Entender os principais processos de perda da biodiversidade a diferentes escalas. Ter capacidade para a avaliação de estado dos habitats à escala da paisagem. Ter capacidade de utilização e processamento de informação geográfica, e de integração de diferentes tipos de dados, no âmbito da ecologia aplicada. Compreender os fundamentos da representação da informação geográfica e dos sistemas de informação geográfica. Aplicar a base conceptual dos serviços de ecossistema à conservação da biodiversidade. Conhecer as principais ferramentas e estratégias de gestão da biodiversidade.
Programa
(1) Avaliação e Gestão da Biodiversidade: Conceitos fundamentais. Padrões e processos. Factores de alteração da biodiversidade. Regimes de perturbação. Teoria da Ecologia da Paisagem. Monitorização: tipos e fontes de dados, métricas, indicadores. Serviços de ecossistema: conceitos, princípios e métodos de mapeamento. Contexto de orientações políticas, formas de avaliação e de actuação nos serviços de ecossistema. Estratégias e avaliação de prioridades para conservação. Avaliação do estado da BD. Métodos e práticas para a conservação e restauro. (2) Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica: Fundamentos sobre sistemas de coordenadas e georreferenciação. Modelos de dados vetorial e matricial. Operações de análise espacial e álgebra de mapas. Infraestruturas de dados espaciais aplicados à EAP. (3) Projeto: Avaliação do estado de conservação de habitats com a aplicação de análise espacial e SIG de dados de campo e dados de deteção remota.
Metodologia de avaliação
Exame (30% = 1,8 ECTS) Apresentação e discussão final do projeto (grupo 3-4 alunos) (70% = 4,2 ECTS, dos quais 35% (1,5 ECTS) avaliam a componente de programação e computação associada ao desenvolvimento do projeto)
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico - inovação na abordagem por objetivos; Competências interpessoais e de comunicação - trabalho de equipa, apresentações orais; Literacia da informação - pesquisa de informação geográfica e de bases de conhecimento. A percentagem da avaliação que corresponde a estas competências será de 20%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Projeto de grupo em ambiente de sistemas de informação geográfica, que inclui tarefas de modelação de dados (com escolha de modelos apropriados baseados em abstrações para modelação espacial). As valências desta componente são avaliadas em 35% da avaliação do projeto, o que corresponde um peso de avaliação de 25% dos ECTS da UC (= 1,5 ECTS).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.