Disciplina Curricular
Amostragem e Métodos de Análise Ambiental AMAA
Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2021
Contextos
Grupo: LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
É recomendável que os alunos que frequentam esta Unidade Curricular tenham frequentado previamente as UCs de Química e Química da Água.
Objectivos
Com esta UC pretende-se que o aluno adquira as ferramentas necessárias para:1-Reconhecer o interesse da Análise Química Ambiental em termos de macro e microconstituintes e a influência da especiação em propriedades como a toxicidade e biodisponibilidade. 2- Compreender a importância do desenho experimental em análise ambiental, em particular a representatividade da amostra e quantificação da variável/fenómeno em observação 3-Definir as condições na operação de amostragem, nomeadamente na recolha e tratamento prévios a aplicar de acordo com a amostra/ tipo de análise assim como identificação dos erros cometidos. 4-Identificar se deve recorrer a Técnicas Separativas. 5-Escolher as técnicas analíticas em função da amostra/fim pretendido. 6-Determinar a concentração do elemento/composto na amostra e erro associado. 7-Elaborar o diagrama da análise química de resíduos e efluentes, o que deverá incluir a amostragem (recolha e tratamento). Aplicar os conhecimentos adquiridos a casos práticos.
Programa
1. Objectivo e interesse de uma Análise Ambiental. 2. Métodos para desenho experimental e probabilistico de um plano de amostragem para variáveis ambientais, as suas vantagens e desvantagens e, domínios de aplicação. 3. Recolha, conservação e tratamento de amostras. 4. Controlo analítico, 5. Concentração da amostra: métodos de calibração e erros associados. 6. Técnicas analíticas de separação: centrifugação, filtração, ultrafiltração, diálise, cromatografia. 7. Métodos de Análise Química Ambiental: (a) Métodos Cromatográficos: Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Iónica, HPLC de partição. (b) Métodos Ópticos: Espectrofotometria de Absorção Molecular, Absorção Atómica (chama, camara de grafite, vapor a frio, gerador de hidretos)e Emissão Atómica(chama, ICP). (c) Métodos Electroquímicos: Potenciometria. Métodos hifenados (e. GC-MS). Aplicação a casos reais.
Metodologia de avaliação
A avaliação continua contará para 60% da avaliação final. A nota final da UC será a média ponderada correspondente a 40% do exame final, 40% do trabalho de campo e laboratório e 20% da apresentação final de trabalho de investigação. Em qualquer dos itens de avaliação, a nota minima para a aprovação é de 9.5 valores (em 20). O trabalho autónomo será particularmente encorajado dado que o trabalho de campo, laboratório e o trabalho final serão em parte desenvolvidos fora das horas contacto.
Componente de Competências Transversais
Esta UC irá desenvolver diversas competências transversais. Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas será particularmente desenvolvido com o aumento do peso relativo da componente laboratorial e o trabalho de grupo para a avaliação final. Outras competências serão trabalhadas, também através do trabalho de grupo, nomeadamente na preparação e implementação do trabalho de laboratório, pelo desenvolvimento de novas abordagens a problemas ambientais concretos e a consequente criação de novas estratégias que incluem não só a análise e resolução de problemas, mas também as capacidades de expressão oral e escrita. O contacto direto com metodologias de amostragem e análise química possibilitará aos alunos a aplicação direta dos conteúdos lecionados nas aulas TP. A aprendizagem ativa será particularmente aplicada dentro e fora da sala de aula. A percentagem da avaliação da UC referente a esta Componente será 10%.
Componente Laboratorial
Os alunos desenvolverão trabalho experimental referente à análise de parâmetros ambientais tendo em conta a legislação nacional. As aulas de laboratório serão divididas em duas fases: (1) trabalho de campo e processamento de amostras (2) análise laboratorial com vista à quantificação de poluentes nas amostras. No trabalho de campo, cada grupo de alunos recolhem uma amostra de água e de sedimento numa zona húmida da estuário do Tejo. Paralelamente serão medidos parâmetros fisico-químicos no campo. As amostras serão de seguida processadas em laboratório, num período de 8h. As restantes aulas laboratoriais serão destinadas à determinação de um contaminante metálico por absorção atómico e, os aniões da água por cromatografia iónica e potenciometria. No final serão elaborados relatórios que serão posteriormente discutidos com o docente.
Componente de Programação e Computação
Desenvolvimento de competências na utilização do software de utilização livre “Visual Sample Pan” (Pacific Northwest national Laboratory) e do ArcGIS. Utilização de processadores de texto, software de tratamento de dados e de preparação para apresentações orais. Com a utilização do software acima descrito, os alunos desenvolverão competências relacionados com trabtamento e anaálise de dados (btração, decomposição e depuração de informação) e da utilização de tratamento de imagem como suporte a decisões com base cietifica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.