Disciplina Curricular
Introdução às Ciências Biológicas ICB
Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2021
Contextos
Grupo: LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos específicos para esta UC
Objectivos
Esta UC tem como objetivo transmitir uma formação básica na área das Ciências da Biologia e seu impacto na interface com as várias especialidades da Engenharia e de outras Ciências. Permite dotar os futuros graduados doTécnico de conhecimentos e competências básicas em Ciências da Biologia Moderna (ou seja,entenderem os conceitos e funcionamento da Biologia, focado nos conceitos e mecanismos, não no detalhe e em aspetos descritivos) com a abrangência e nos tópicos considerados de interesse para as formações do Técnico.É uma oferta abrangente, formativa, unificadora, na sua visão global, baseada no genoma, essencialmente conceptual e que sensibiliza para as aplicações e áreas de atividade É uma oferta letiva em Ciências Básicas para todas as Licenciaturas do IST. É ainda uma oferta letiva opcional para Licenciatura e para os estudantes de Mestrados ou que se encontrem a realizar Programas de Doutoramento que exigem formação em Ciências Biológicas que não possuem.
Programa
Programa teórico base ajustável às necessidades e interesses dos cursos ao nível da duração dos 3 últimos blocos. É oferecido ao 1º ano das Lic. (nos 2 sem) e em qualquer ano aos Mest. e Dout. 1.Introdução à Bioquímica e Biologia Celular e Molecular-As biomoléculas e sua função. A célula: organização e diversidade. Bioenergética. O DNA e a herança genética; o DNA, os RNAs e síntese proteica. Regulação da expressão genética. Ciclo celular 2.Os Genomas e a Biologia pós-genómica-Biologia de Sistemas. Análises Ómicas e Bioinformáica. Bases da Taxonomia e Filogenia. Evolução. Engenharia Genética, de Genomas e Biologia Sintética. 3.Introdução à Microbiologia-Técnicas microbiológicas. Os microrganismos na Indústria Biotecnológica e Alimentar, no Ambiente e na Saúde 4.Introdução à Cultura de Células Animais e Biologia Celular Humana–Introdução às técnicas. Produção de anticorpos monoclonais. Células estaminais: diferenciação e novas terapias 5.Introdução à Biologia Vegetal e Animal
Metodologia de avaliação
Exame (50%) + avaliação contínua (50%)
Componente de Competências Transversais
Esta UC promove as seguintes competências transversais, cuja avaliação pesará 10% da nota global: 1 - Espírito crítico e estratégias de resolução de problemas: as aulas práticas e teóricas, bem com a avaliação por testes/exames são conduzidas focando problemas reais e os alunos apresentam soluções, discutindo as suas vantagens e limitações. 2 - Competências interpessoais: as aulas laboratoriais e computacionais são efectuadas em grupos de 3, requerendo o desenvolvimento de capacidade de liderança, trabalho de equipa e gestão de conflitos. A capacidade de comunicação oral e escrita é estimulada pela preparação de relatório e a sua apresentação oral. 3 - Competências intrapessoais: a entrega de relatórios no prazo promove autodisciplina e organização pessoal. 4 - Cidadania global: princípios de ética em ciência são discutidos; muitos dos temas de biociências propostos são considerados no contexto de Saúde Pública, de crescimento económico e sustentabilidade ambiental global.
Componente Laboratorial
Módulo experimental de Biologia Molecular (extração de DNA e sua análise por separação por eletroforese de fragmentos de restrição) e de Microbiologia (Técnicas microbiológicas básicas))
Componente de Programação e Computação
Uso de ferramentas de bioinformática (aplicações pre-existentes) na exploração da informação existente em bases de dados de genes, genomas e proteínas. Serão usados programas computacionais para análise de sequências de genomas bem como para análise e visualização de estruturas tridimensionais de proteínas. Espera-se uma contribuição de 0,5 ECTS para as competências gerais "Decomposição - Apresentação de algoritmos clássicos de procura, ordenação e exploração".
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.