Disciplina Curricular
População, Recursos e Ambiente PRA
Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2021
Contextos
Grupo: LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Introdução à Engenharia do Ambiente
Objectivos
No final desta unidade curricular os alunos deverão apresentar as seguintes competências: - identificar as principais pressões actuais sobre recursos naturais - identificar mecanismos de actuação para reduzir o efeitos dos impactes da acção humana sobre os recursos e ecossistemas.
Programa
A relevância da demografia para o ambiente e o desenvolvimento. Indicadores de sustentabilidade (pegada ecológica, IDH, SGD) Solo, recursos minerais e impactes da sua exploração. Recursos de água doce e a qualidade da água. Qualidade do ar. Resíduos sólidos: reutilização, reciclagem, destoxificação e deposição. Ferramentas para planeamento, prevenção e correcção de problemas ambientais (estudos de planeamento, avaliação de impacte, monitorização, tratamento, limites legais, governança, modelação...). Princípios de economia ambiental. Instrumentos de políticas de Ambiente em Portugal e na Europa.
Metodologia de avaliação
3 relatórios individuais sobre uma discussão crítica de 3 temas abordados na aula - 30% 1 relatório de trabalho de grupo, com apresentação oral e discussão - 20% Exame final - 50% A nota mínima para todas as avaliações é de 9,0 valores
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico) nos relatórios individuais, trabalho de grupo e exame. Permite o desenvolvimento de Competências Interpessoais (apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa) e competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança) no desenvolvimento e apresentação do trabalho de grupo. Permite desenvolver competências de literacia da informação e dos media (incluindo a capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos realtórios individuais e trabalho de grupo. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.