Breve Introdução

O Instituto Superior Técnico (IST) é a maior Escola de Engenharia do país, com cerca de 900 docentes e 9000 alunos, a maioria dos quais a frequentar o 1.º e 2.º ciclos.

A Engenharia do Ambiente no IST é um curso integrador que junta aos conhecimentos da engenharia tradicional conhecimentos de socioeconomia, organização do território e tecnologias ambientais, por forma a fornecer aos Engenheiros do Ambiente uma formação sólida e orientada para a resolução de problemas ambientais que lhes permitirá acompanhar a evolução rápida da Natureza e da Sociedade.

"Considero este curso desafiante pela sua multidisciplinaridade"
(Margarida Boavida Ferreira, ex-aluna, Galp Energia)

Engenharia do Ambiente no IST

Testemunhos

Historial

O ensino em Engenharia do Ambiente no IST - acreditado pela Ordem dos Engenheiros - teve início no ano lectivo 1993/1994


Adaptou-se ao Processo de Bolonha no ano lectivo 2006/2007, originando a Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia do Ambiente (três primeiros anos) e o Mestrado em Engenharia do Ambiente (dois últimos anos).

Estes dois graus foram integrados num Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (seguindo a tendência de outros cursos do IST) no ano lectivo de 2016/2017.

No ano lectivo de 2021/2022, e no âmbito da reestruturação dos cursos de 1.º e 2.º ciclo do IST, entrarão em vigor a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia do Ambiente.

Objectivos

A Licenciatura em Engenharia do Ambiente tem como objectivo principal dar aos alunos uma formação sólida nas ciências básicas de matemática, química e biologia que lhes permita compreender as matérias importantes para um licenciado em Engenharia do Ambiente desde o solo, água, ar, energia e clima, reforçando também as competências computacionais de modelação dos problemas/dados ambientais.

A Engenharia do Ambiente é uma actividade transversal e o curso privilegia a interdisciplinaridade e a formação para a análise dos problemas ambientais numa perspectiva integrada (ecológica, social, económica e tecnológica), necessária para se obter um desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Destinatários

Alunos com 12.º ano nas áreas de ciências e tecnologia.

Saídas Profissionais

Acesso a mestrados.

Publicações Oficiais

Despacho n.º 22363/2006, DR n.º212, II Série, de 3/10, Pag. 24283 2006-11-03

Coordenadores

2021/2022
Ana Fonseca Galvão
ana.galvao@tecnico.ulisboa.pt
Tania Alexandra Dos Santos Costa e Sousa
taniasousa@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.