Dissertação

Avaliação do Potencial de Introdução em Larga Escala de Veículos Alternativos EVALUATED

A presente dissertação teve por objectivo a realização da análise energética e ambiental de frotas urbanas, tendo em consideração a introdução de veículos movidos a combustíveis alternativos. Para tal, foi estipulada uma metodologia que se aplicou a um conjunto de frotas rodoviárias urbanas a operar em Lisboa (Carris, Rodoviária de Lisboa e Vimeca), assim como à frota de veículos da Câmara Municipal de Lisboa. No caso da frota da Câmara Municipal de Lisboa foram criados dois cenários alternativos (Conservador e Ambicioso) e simulada a evolução da frota até 2020. Para os operadores de transporte de passageiros foi simulada uma situação de renovação com três cenários (25, 50 e 100% de renovação da frota) tendo sido contemplada a introdução de veículos alternativos. Desta forma, foi possível quantificar os potenciais ganhos energéticos e ambientais provenientes das diferentes soluções analisadas. Como resultado, verificou-se que o melhor cenário para a Câmara Municipal de Lisboa é aquele com a introdução mais ambiciosa de veículos movidos a combustíveis alternativos. Neste caso, assiste-se a uma redução potencial de cerca de 70% nas emissões de dióxido de carbono, bem como uma redução de cerca de 30% em termos de gastos energéticos. Por outro lado, nas empresas de transporte de passageiros a redução mais significativa nas emissões de dióxido de carbono verifica-se com a introdução de veículos movidos a biodiesel, enquanto os outros poluentes atmosféricos (à excepção dos compostos orgânicos voláteis) comportam a maior redução nas suas emissões com a introdução de gás natural.
Análise energética e ambiental; Combustíveis alternativos; Frotas rodoviárias urbanas; Cenários.

Novembro 12, 2007, 8:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Lara Cordes Lima Trigueiro de Moura

IDMEC-Departamento de Engenharia Mecânica

Especialista

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Abranches Teixeira Lopes Farias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar