Disciplina Curricular

Programação Pro

Licenciatura Bolonha em Engenharia Aeroespacial - LEAer 2021

Contextos

Grupo: LEAer 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

A disciplina não tem pré-requisitos ao nível de programação.

Objectivos

A disciplina de Programação tem por objectivo dotar os alunos com os conceitos básicos de programação procedimental em linguagens de alto nível. Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos indispensáveis à resolução algorítmica de problemas, com especial enfâse nos que surgem habitualmente na área da Engenharia, estruturação de aplicações, e abstracção procedimental e de dados.

Programa

"Introdução. Computadores e sistemas operativos. Algoritmos e linguagens de programação. Desenvolvimento, compilação e depuração de um programa. Noção de léxico, sintaxe e semântica. Estrutura de um programa. Tipos de dados elementares. Operadores e expressões. Introdução às instruções de entrada/saída. Instruções de selecção, repetiçao e controlo de fluxo. Programação estruturada. Funções. Variáveis globais e locais. Âmbito e tempo de vida de uma variável. Modularidade e estruturação: divisão por ficheiros. Estruturas de dados. Vectores. Cadeias de caracteres. Matrizes e Vectores multidimensionais. Estruturas. Recursividade. Apontadores. Passagem de argumentos: valor e referência. Apontadores e arrays. Aritmética de apontadores. Ficheiros. Utilização de ficheiros. Ficheiros de texto. Variáveis estáticas e dinâmicas. Estruturas de dados dinâmicas. Variáveis estáticas e dinâmicas. Noções de estruturas de dados dinâmicas: Pilhas; Filas; Listas simples e duplamente ligadas. Noções de classes. Linguagens compiladas."

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações e projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre