Historial

O curso de Licenciatura em Ciências Informáticas entrou em funcionamento pela primeira vez no ano lectivo de 2001/2002. O curso é da responsabilidade do Departamento de Matemática do  Instituto Superior Técnico, em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática e o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.  Resulta do reconhecimento por parte do IST da importância estratégica do ensino das Ciências Informáticas com vista à formação de especialistas que assegurem a autonomia científica do País na área da Informática.

Na sequência do despacho normativo do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, emitido a 22 de Maio de 2003, sobre a fixação de vagas no ensino superior público e levando em linha de conta a baixa actratividade do curso, o Conselho Científico do Instituto Superior Técnico propôs o fecho do curso já para 2003/2004 fixando o numerus clausus em 0.

Objectivos

O curso tem o objectivo, pioneiro a nível nacional, de formar especialistas capazes de sobreviver a reconceptualizações da Informática e a revoluções tecnológicas profundas, apostando na formação em fundamentos matemáticos e científicos da Informática com expressão numa multitude de linguagens e ambientes de programação. São estudados não só os tradicionais paradigmas computacionais como também a teoria algorítmica da informação, a teoria de sistemas computacionais como sistemas dinâmicos, a criptografia e os novos paradigmas da computação (tais como a computação quântica, as máquinas ADN, as redes neurais e os autómatos celulares).

É dirigido a jovens com entusiasmo pela Informática e com o ideal de virem a ser cientistas.

Saídas Profissionais

A licenciatura destina-se a jovens com o ideal de virem a ser cientistas e tem como saída profissional priveligiada a carreira universitária de investigação. A licenciatura fornece também competências fundamentais para a resolução de questões teóricas que ocorrem em grandes projectos de engenharia. Em geral, a necessidade crescente de profissionais da área de Informática em todos os países do mundo e em todas as áreas e níveis do ensino, indústria e serviços garante facilidade de colocação no mercado de trabalho.

Coordenadores

2007/2008
Jaime Ramos
jaime.ramos@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.