Breve Introdução

A licenciatura desenvolve-se em 10 semestres ao longo de 5 anos lectivos.

O plano de estudos está organizado de ascordo com os princípios e as recomendações estabelecidas na directiva Europeia Arquitectura (85/384/CEE), quanto ao período mínimo para obtenção da licenciatura (5 anos), ao número de horas lectivas (4200 horas), aos conteúdos curriculares exigidos (seis áreas de formação – Ciências Básicas, Ciências Sociais e Humanas, Estruturas, Construção, Ambiente e Urbanismo e Sistemas de Apoio ao Projecto - centradas em torno do Projecto de Arquitectura), à didáctica aplicada (ensino presencial e personalizado com 3 componentes distintas: teórica, prática/instrumental e experimental) e à formação do corpo docente (especializado e com experiência profissional).

Ao longo dos cinco anos os alunos têm, em continuidade, um laboratório/estúdio de projecto de arquitectura. É ministrado sob a forma de uma sequência de análises e programas de intervenção no contexto edificado (edifícios e espaços urbanos), indo de um nível muito elementar e de reduzida exigência até um nível de complexidade que permita compreender os condicionalismos da vida profissional.

As 6 áreas de formação complementar incluem: disciplinas de formação base que têm como objectivo desenvolver o raciocínio e os conhecimentos básicos na perspectiva da resolução de problemas; disciplinas de formação geral de âmbito humanístico e artístico; disciplinas onde se inicia uma formação especializada e algumas disciplinas complementares, de carácter generalista e que visam contribuir para alargar a perspectiva do arquitecto a aspectos tais como a economia, o direito, a ética e a deontologia do exercício da profissão.

O corpo docente afecto à LA apresenta elevada qualificação em termos académicos e profissionais, e reflecte uma diversificação de valências, aspectos considerados fundamentais para cumprir o plano de estudos e garantir a qualidade do ensino ministrado.

A licenciatura conta com salas de aula para seu uso exclusivo, disponível 24 horas por dia ao longo de todo o ano, onde os alunos desenvolvem o Projecto e todos os trabalhos necessários à sua apresentação, têm as aulas práticas e guardam os seus equipamentos.

Historial

A LA foi criada em 1998-99 com um númerus clausus fixado em 50 alunos. Foi reconhecida pela Ordem dos Arquitectos em 2001 e encontra-se acreditada desde junho de 2005.

Objectivos

A formação ministrada nesta Licenciatura é orientada por uma cultura de rigor, suportada numa formação de base técnica e cultural.

Pretende-se obter um perfil profissional em que a capacidade criativa e os valores individuais de expressão artística, indissociáveis do facto arquitectónico, se apoiem sobre uma robusta base cultural e técnica e se manifestem como uma excelência na prática concreta da edificação e da intervenção sobre o ambiente construído.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais incluem os campos de actuação profissional relacionados com o projecto de arquitectura, a indústria da construção e a administração local e central.

Coordenadores

2006/2007
Ana Cristina Dos Santos Tostões
tostoes@civil.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.