Breve Introdução

O Programa doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química (EngIQ) envolve uma parceria inédita em Portugal composta por cinco Universidades Portuguesas (Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa), em estreita colaboração com a Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR).

Plano doutoral compreende um curso de doutoramento (no primeiro ano), com unidades curriculares obrigatórias e eletivas, seguido de um trabalho de investigação conducente à elaboração da tese de doutoramento, desenvolvido em ambiente empresariale incidindo sobre temas propostos pelas empresas associadas ao programa.

Historial

No seu primeiro ano de funcionamento (2009/2010) foram selecionados 11 doutorandos que realizam atualmente os seus projetos nas empresas GALP Energia, CUF, Dow Portugale Euroresinas (Sonae Indústria), com acompanhamento de quadros superiores destas empresas e de docentes das universidades. No ano letivo de 2010/2011 estiveram a decorrer 4 projetos de doutoramento nas empresa GALP Energia, FIMAe CUF, com 13 alunos inscritos no programa de formação avançada, e 9 alunos a frequentar os módulos à medida. No ano letivo 2011/2012 o programa EngIQ tem 5 projetos de doutoramento nas empresas GALP Energia, CUFe Euroresinas (Sonae Indústria), com 11 alunos a frequentar o curso de formação avançada e 6 alunos a frequentar módulos à medida.

Objectivos

Este programa doutoral visa:

. Formar profissionais altamente qualificados, promovendo o conhecimento de excelência e o capital humano das empresas, reforçando dessa forma as competências das mesmas.

. Promover interacção entre universidades e empresas.

Destinatários

Para ingressar no programa de doutoramento, os candidatos devem satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional e respeitar pelo menos uma das seguintes condições:

a)     Possuir o grau de mestre (segundo ciclo do ensino superior) a terminar até 30 de setembro de 2012, ou o grau de licenciado correspondente a uma licenciatura com um número de unidades curriculares igual ou superior a 300 créditos (ECTS), em Engenharia Química ou numa área científica afim;

b)     Possuir uma habilitação nacional, nos termos legais, como equivalente;

c)    Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente do Instituto Superior Técnico.

Regime de Funcionamento

A componente letiva do programa será realizada em regime trimestral. Cada trimestre terá a duração de 10 semanas efetivas de aulas, podendo os estudantes realizar duas unidades curriculares em cada trimestre.

As aulas decorrerão em horário pós-laboral: 6ª feira, entre as 16:00 e as 20:00; sábado, entre as 09:00 e as 13:00.

As aulas decorrerão simultaneamente em pelo menos dois pólos geográficos (Lisboa e Porto), com recurso a um sistema de videoconferência. Os alunos poderão escolher o pólo em que pretendem assistir às aulas, de acordo com a sua conveniência.

Propinas

1ºAno: 6350 Euros             2º e 3º Anos: 2750 Euros por ano

Unidades Curriculares singulares: 1500 Euros por unidade

Os candidatos selecionados para realizar o Programa Doutoral têm as propinas asseguradas por fundos do Programa (bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e de empresas).

Coordenadores

2018/2019
Francisco Manuel Da Silva Lemos
francisco.lemos@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.