Disciplina Curricular

Introdução à Economia IEco

Diploma de Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia - DEASes2006

Contextos

Grupo: DEASes2006 > 3º Ciclo > Grupo I: Cadeiras de Introdução

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal da unidade curricular de Introdução à Economia é permitir aos alunos um primeiro contacto com conceitos económicos fundamentais para o seu dia-a-dia enquanto cidadãos, profissionais de engenharia, ciência e tecnologia, e consumidores. Pretende-se que adquiram um entendimento e familiaridade com questões básicas e estruturantes na sociedade, tais como inflação, desemprego, PIB e crescimento económico, globalização, desigualdade, inovação, o papel da economia nas alterações climáticas, sustentabilidade, responsabilidade social. Após a frequência desta UC os alunos deverão estar habilitados com as competências necessárias para compreender a envolvente económica em que a sua atividade profissional se virá a desenrolar, quer em empresas já estabelecidas, start-ups, ou instituições públicas.

Programa

1. Mercados, eficiência e papel do Estado 2. PIB e crescimento económico, inovação e progresso tecnológico 3. Inflação, desemprego e desigualdade 4. Bancos, dinheiro e mercado de crédito; crises financeiras e globalização 5. Política económica 6. Economia, ambiente e alterações climáticas 7. Economia digital, informação e desafios sociais

Metodologia de avaliação

Trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%) Note-se que o campo de horas de contacto P deveria estar preenchido com 0.75, mas, por limite de inserção de 3 caracteres, o 5 final é truncado e aparece apenas 0.7.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de: competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (de comunicação e de trabalho em equipa, entusiasmo e auto-motivação); Cidadania Global (abertura, compreensão de interconexões globais); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como analisá-la de forma crítica e extrair o conteúdo relevante). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 6%.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

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