Breve Introdução

A Química é o estudo das propriedades e transformações da matéria. É frequentemente chamada a "Disciplina Central" da Ciência porque nas outras ciências naturais a compreensão do mundo ao nível dos átomos e das moléculas é de importância fundamental. Exemplos desta interdisciplinaridade vão da biologia molecular à nanotecnologia e ao ambiente. Os estudantes encontram na Química uma base sólida para a ciência moderna, em que as velhas divisões têm perdido relevância.

 

O Doutoramento em Química do IST tem por objectivo conferir aos estudantes uma formação avançada completa, moderna e autonomizante, nos vários aspectos desta ciência dinâmica e central: teóricos e experimentais, puros e aplicados.

 

Historial

O desenvolvimento do ensino e da investigação em Química no IST congrega hoje, nas áreas de Síntese, Estrutura Molecular e Análise Química e de Química-Física, Materiais e Nanociências, maioritariamente em dois centros de investigação do IST, Centro de Química Estrutural (CQE) e Centro de Química-Física Molecular (CQFM), cerca de 45 professores. No mais recente processo de avaliação conduzido pela FCT- MCTES foi atribuída a ambos os centros a classificação Excelente por um painel internacional. O programa doutoral do IST gradua entre 10-15 novos doutores em Química por ano.

Objectivos

Oferecer uma formação avançada sólida, transdisciplinar e actualizada que prepare os estudantes de 3º ciclo para posições de liderança numa carreira em Química, dotando-os de capacidade de desenvolver projectos de investigação e desenvolvimento independentes.

 

Destinatários

O doutoramento em Química oferece uma formação avançada, sólida, actualizada e de espectro largo, que prepara os estudantes para posições de liderança numa carreira em Química ou áreas afins, dotando-os de capacidade de planear, gerir e desenvolver projectos de investigação e desenvolvimento independentes. Este doutoramento oferece uma abordagem interdisciplinar, de modo a proporcionar uma visão integradora de conhecimentos em áreas tradicionais e emergentes, particularmente em áreas de ponta associadas à Concepção, Síntese e Caracterização de Novas Moléculas, novos Produtos e novos Materiais.

Saídas Profissionais

Ensino e Investigação Científica, Indústria e Serviços, com ênfase para actividades com carácter de responsabilidade e autonomia nas áreas de Química Fina, Farmacêutica, Cosmética e Agro-Alimentar, Tecnologia Ambiental, Toxicologia Química, Materiais, e áreas emergentes de interface.

Coordenadores

2018/2019
Mário Nuno Berberan e Santos
mbs@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.