Objectivos

O Diploma de Formação Avançada em Engenharia e Obras Hidráulicas (DFA EOH) visa responder às necessidades de especialização e de formação de pós-graduação nas áreas de concepção, dimensionamento e planeamento de sistemas hidráulicos, designadamente, fluviais e marítimos, destinando-se a profissionais e a investigadores que desenvolvam actividade naquelas áreas, independentemente de possuírem ou não formação de base directamente relacionada com temas da hidráulica.

De modo a que a aquisição de novas competências tenha reflexos efectivos na melhoria da qualidade da prática profissional, o Curso proporciona uma formação actualizada e abrangente, dirigida ao aprofundamento de conhecimentos antecedentes e à aquisição de novas matérias, mediante a adopção de curricula modernizados.

Não obstante se pretender que as matérias leccionadas contribuam para enriquecer competências de cariz técnico e tecnológico, tais matérias foram também orientadas seguindo princípios metodológicos e científicos que visam contribuir para a compreensão e eventual resposta a questões de natureza mais teórica, de modo a também constituírem preparação para o prosseguimento de actividades de investigação. A flexibilidade prevista para a estrutura curricular do Curso deverá permitir uma melhor adequação da oferta anual de formação especializada em engenharia e obras hidráulicas à procura desse tipo de formação.

Destinatários

O Diploma de Formação Avançada em Engenharia e Obras Hidráulicas está sobretudo vocacionado para profissionais possuidores de uma licenciatura pré-Bolonha ou de um mestrado pós-Bolonha, pertencentes a gabinetes de projecto e consultadoria, a organismos públicos ou a empresas de construção que possuam ou formação específica no âmbito da engenharia e obras hidráulicas ou conhecimento nesse âmbito em consequência da actividade profissional que desenvolvem e que, tanto num, como noutro caso, pretendam aprofundar e actualizar o seu conhecimento nos domínios de especialização oferecidos pelo curso.

Constituem potenciais candidatos ao Diploma os detentores de formação antecedente de nível universitário nos domínios da engenharia civil, da engenharia de recursos hídricos, da engenharia do território e da engenharia do ambiente ou em domínios em que a hidráulica e os recursos hídricos se apresentam como formação complementar a nível da pós-graduação (e.g. engenharia agronómica ou agrícola).

Podem ainda ser admitidos os detentores de formação antecedente de nível universitário distinta da anterior para cuja experiência profissional ou área de investigação o Diploma de Formação Avançada em Engenharia e Obras Hidráulicas possa contribuir, sendo que a aprovação dessas candidaturas fica dependente de análise curricular (científica ou profissional).

Regime de Funcionamento

Por semana, as aulas do Diploma de Formação Avançada em Engenharia e Obras Hidráulicas ocuparão tipicamente as tardes de dois dias úteis e a manhã de sábado.

A carga horária total por unidade curricular é de 42 h.

O período de aulas por unidade curricular deverá ser de 7.0 ou de 3.5 semanas, dependendo da possibilidade de fazer funcionar, ou não, no mesmo período duas unidades curriculares. Tal possibilidade decorrerá das unidades curriculares escolhidas pelos alunos inscritos em cada semestre.

Propinas

2500€ ou, no caso de inscrição em unidades curriculares isoladas, 85€ por unidade de crédito ECTS.

Aos alunos que pretendam obter o Diploma de Formação Avançada em Engenharia e Obras Hidráulicas através de unidades curriculares isoladas, não se garante a continuidade do mesmo.

Coordenadores

2008/2009
Maria Manuela Portela Correia dos Santos Ramos da Silva
maria.manuela.portela@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.