Disciplina Curricular

Fiabilidade de Sistemas Eléctricos e Electrónicos FSEE

Diploma de Formação Avançada em Avaliação de Riscos, Segurança e Fiabilidade - DFAARSF2006

Contextos

Grupo: DFAARSF2006 > 3º Ciclo > Perfil de Fiabilidade e Manutenção

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer aos alunos a competência para: 1)Entender os conceitos básicos sobre a fiabilidade em sistemas eléctricos e electrónicos; 2)Compreender as restrições de fiabilidade, enquanto requisitos da parte física de sistemas eléctricos e electrónicos; 3)Analisar metodologias de projecto tendo em vista a testabilidade (DfT) e a fiabilidade (DfR) de sistemas electrónicos; 4)Caracterizar requisitos de projecto de sistemas electrónicos a operar de modo fiável em ambientes hostis (radiação), ou sujeitos ao cumprimento de normas de compatibilidade electromagnética (EMC).

Programa

1.Conceitos básicos de fiabilidade: definição, distribuição binomial.Modelação de redes.Sistemas série, paralelo, redundância. Variação temporal de falhas.Distribuição cumulativa de falhas.Distribuição de Poisson.Taxa de falhas.Avaliação da fiabilidade de um sistema com distribuições de falhas.Abordagem de Markov para a modelação de sistemas contínuos e discretos no tempo. Técnicas de simulação. Simulação de Monte Carlo.Técnicas para variáveis aleatórias contínuas e discretas. 2.Projecto e Fiabilidade de Sistemas Eléctricos: Modelação de avarias para componentes.Estimação de parâmetros para modelos de avarias.Métodos de análise de fiabilidade para sistemas de geração, sistemas de distribuição radiais, topologia de subestações, e sistemas combinados geração/transporte.Requisitos de projecto e planeamento de sistemas. Valorização da fiabilidade e selecção da alternativa de menor custo.3.Projecto, Teste e Fiabilidade de Sistemas Electrónicos: verificação, teste, economia,preparação, aplicação.Fluxo de projecto e teste de sistemas electrónicos integrados (ASICs e FPGAs.Fiabilidade de sistemas electrónicos semicondutores.Defeitos físicos e modelos de faltas, simulação de faltas, geração automática de vectores de teste, métricas de testabilidade.Teste de produção e teste durante a vida útil dos sistemas.Testes de fiabilidade.Burn-In.Sobrecarga eléctrica e térmica. Mortalidade infantil.Compromissos de custo. 4.Requisitos de Projecto para Sistemas Digitais em Ambientes Hostis: Susceptibilidade a radiação.Fenómenos de acontecimentos transitórios singulares (SET/SEU).Compatibilidade electromagnética. Susceptibilidade e Linhas de Orientação no Projecto.Projecto tendo em vista a fiabilidade (DfR) e a testabilidade (DfT) no contexto do projecto tendo em vista a fabricação(DfM)

Metodologia de avaliação

Componente contínua: testes individuais (média: 50%). Componente integradora: trabalho final (natureza e tema dependentes do universo de formação avançada dos alunos) (50%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre