Disciplina Curricular

Complementos de Física dos Cristais Líquidos CFCL

Diploma de Estudos Avançados em Física - DEAF2006

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolvimento de competências no domínio da Física dos Cristais Líquidos numa perspectiva de complementaridade entre o conhecimento de carácter fundamental e as respectivas aplicações tecnológicas. Aquisição da capacidade de resolução de problemas relacionados com o comportamento físico dos sistemas líquido-cristalinos. Aquisição de conhecimentos de carácter fundamental sobre a estrutura e propriedades das principais fases LC e respectiva descrição teórica, incluindo as diferentes transições de fase. Identificação e estudo das propriedades físicas relevantes para as aplicações tecnológicas destes materiais. Desenvolvimento de competências de carácter experimental em Física dos Cristais Líquidos, nomeadamente em Microscopia Óptica Polarizante, Difracção de Raios X e RMN. Aquisição de aptidão para o estudo e desenvolvimento de aplicações tecnológicas dos sistemas LC.

Programa

1. Conceitos Gerais -Introdução histórica. -Caracterização dos CL e estrutura das fases líquido-cristalinas (LC). -Ordem posicional, ordem orientacional, outros tipos de ordem. -CL Termotrópicos e Liotrópicos. -CL Macromoleculares e Não macromoleculares. -CL e Biologia. -CL e Tecnologia. 2. Técnicas Experimentais -Elementos de óptica dos meios anisótropos. -Observação de texturas em microscopia óptica polarizante. -Difracção de raios X . caracterização estrutural de mesofases. -RMN . caracterização da ordem orientacional e da dinâmica molecular em CL. 3. Propriedades da fase nemática. -Parâmetro de ordem nemático. -Algumas propriedades anisótropas dos nemáticos. -Teorias da fase nemática, elasticidade de orientação nos nemáticos, energia livre de Frank. -Interacções com campos eléctricos e magnéticos. Transições de Freedericksz. -Texturas e defeitos topológicos da fase nemática. -Introdução à hidrodinâmica dos nemáticos. -Fase nemática quiral, estrutura e propriedades ópticas. 4. Propriedades das fases esméticas. -Parâmetro de ordem esmético. -Elasticidade dos esméticos. -Texturas de fases esméticas. -Teorias das fases esmética A e C. -Fases hexáticas. -Fases esméticas de moléculas com forte dipólo terminal. Polimorfismos associados à existência de dipolos laterais em moléculas quirais; Cristaislíquidos ferroeléctricos e ferrieléctricos; Fases TGB. 5. Tecnologia de mostradores de cristal líquido nemático. -Células electro-ópticas de nemático torcido (TN). Dispositivos PDLC. -Mostradores de baixo conteúdo informativo . endereçamento directo. -Técnicas de multiplexagem. -Endereçamento matricial . dispositivos de matriz passiva e matriz activa; tecnologia TFT.

Metodologia de avaliação

Método de avaliação integrado em que são tidos em conta os seguintes elementos: 1. Avaliação contínua baseada em problemas resolvidos ao longo do semestre e no desempenho no decurso dos trabalhos laboratoriais. 2. Relatórios sintéticos correspondentes a cada um dos trabalhos de laboratório. 3. Apresentação e discussão de um trabalho individual de síntese baseado nos conhecimentos teóricos e na actividade experimental desenvolvida ao longo do semestre.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre