Disciplina Curricular
Planeamento dos Espaços Rurais PER
Diploma de Estudos Avançados em Engenharia do Território e Planeamento Territorial - DEAETPT2020
Contextos
Grupo: DEAETPT2020 > 3º Ciclo > Opcional II
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Objectivos
O objetivo deste módulo é a introdução a quadros metodológicos e conceptuais para fundamentar cientificamente a conceção e a avaliação de políticas e instrumentos de gestão para os territórios rurais que possam responder à procura da sociedade em múltiplos bens e serviços provenientes do uso e da ocupação do solo. Pretende-se examinar formas de integração dos instrumentos de gestão territorial e de medidas de políticas setoriais específicas que permitam sustentar modelos de ordenamento para um espaço rural em transição que assentem na exploração sinergias com os espaços urbanizados, baseados na valorização dos serviços de ecossistema (produção, recreio, turismo, biodiversidade, água, sequestro de carbono, bioenergias, etc.) e na prevenção de riscos como os incêndios rurais.
Programa
1. Territórios rurais em transição -Novos territórios rurais: regulamentar espaços rurais diferenciados -Novos rurais: examinar a procura de uma nova população urbana em espaços rurais -Novas relações ‘global-local: Explorar novas procuras da sociedade por espaços rural 2. Integração das políticas -Examinar as políticas agrícolas no contexto global -Análise de instrumentos gestão territorial para áreas rurais -Integração de políticas setoriais – desenvolvimento regional, biodiversidade, floresta, energia, água, alterações climáticas e paisagem 3. Desenvolvimento rural, governança e resiliência -Políticas rurais e o papel das comunidades no desenvolvimento de políticas -Habitação rural, tendências na contra-urbanização e turismo -Identidade rural e parcerias para a inovação 4. Uso do solo, recursos naturais e ambiente -Avaliação de serviços de ecossistema -Conectividade urbano-rural: o papel das infraestruturas verdes -Ordenamento e gestão florestal integrada: Prevenção de risco
Metodologia de avaliação
Módulo com exploração bibliográfica relativa ao tema, e estudo de casos com convidados; Avaliação através de análise de um caso prático concreto.
Componente de Competências Transversais
Não aplicável.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.