Breve Introdução

O planeamento urbano e o ordenamento do território assumiram, nos últimos anos, um grau de complexidade e exigência sem paralelo na sua história em resultado dos desafios colocados em matéria de desenvolvimento, coesão socio-territorial e valorização ambiental.

Enquadrado pelos princípios da Declaração de Bolonha este programa doutoral pretende oferecer uma resposta eficaz aos imperativos colocados à preparação de investigadores e técnicos altamente qualificados no domínio do planeamento.

Historial

O DECivil e Arquitectura, iniciou o seu programa de Mestrados em 1981/82, com os mestrados em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, Engenharia de Estruturas e Planeamento Regional e Urbano. Seguiram-se, entre outros, os mestrados em Transportes e em Urbanística e Gestão do Território. A implementação da Declaração de Bolonha permitiu a este Departamento adequar a sua actual oferta de 3º Ciclo, designadamente, através do agora proposto Programa Doutoral em Engenharia do Território.

Objectivos

Este Programa Doutoral centra-se no objectivo nuclear de formar investigadores de elevada qualificação e detentores de uma grande capacidade de trabalho autónomo, vocacionado quer para o ambiente universitário, quer empresarial, focando-se nas formas de urbanização e gestão do território.

Destinatários

Detentores de grau de 2º Ciclo, nacional ou estrangeiro, ou de uma licenciatura (pré-Bolonha) com 5 anos, em Engª. do Território, Arquitectura, Urbanismo, Arquitectura Paisagista, Engª. Civil, Economia, Geografia, Sociologia ou afins, que pretendam seguir, consolidar ou aprofundar uma carreira científica ou técnica.

Saídas Profissionais

As oportunidade profissionais para os Doutores em Engenharia do Território situam-se, para além da área universitária, num vasto leque de instituições públicas e privadas,  nomeadamente as que incidem nos processos de urbanização e infra-estruturação do território ou nas políticas urbanas.

Regime de Funcionamento

Regime de aulas (2 semestres, 1 a 2 dias/semana) e regime tutorial (período de elaboração da tese).

Coordenadores

2018/2019
Fernando José Silva e Nunes da Silva
fnsilva@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.