Breve Introdução

O programa Doutoral em Engenharia Mecânica encontra-se estruturado no âmbito da formação de 3º Ciclo de Estudos de Ensino Superior, estabelecido pelo Decreto-Lei 74/2006 e subsequentemente alterado pelo Decreto-Lei 121/2008, Decrteto-Lei 115/2013 e Decreto-Lei 63/2016 .

O Doutoramento em Engenharia Mecânica permite a aquisição de conhecimentos avançados e de capacidade de investigação em uma ou mais das áreas científicas existentes no Departamento de Engenharia Mecânica, nomeadamente:

  • Ambiente e Energia
  • Controlo, Automação e Informática Industrial
  • Mecânica Aplicada e Aeroespacial
  • Mecânica Estrutural e Computacional
  • Projecto Mecânico e Materiais Estruturais
  • Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial
  • Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia

 

Historial

O primeiro Doutoramento em Engenharia Mecânica no IST foi atribuído em 1968 [1]. Os programas de Doutoramento no IST foram instituídos formalmente em 2000 havendo, contudo, já um longo historial de Doutoramentos em Engenharia Mecânica. Em 2002 foi introduzido um novo regulamento dos Programas de Doutoramento no IST e, em 2007, aquele regulamento foi adequado ao Processo de Bolonha, de acordo com o Decreto-Lei 74/2006.  Entre 1987 e 2011 foram atribuídos 190 graus de Doutor em Engenharia Mecânica.

[1]O primeiro doutoramento em Engenharia Mecânica no IST foi atribuído a Jorge Neves da Silva a 10/05/1968, sendo este o 8º grau de Doutor concedido no IST.

Objectivos

O principal objectivo do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica consiste na formação de elevado nível de qualificaçãode investigadores na área da Engenharia Mecânica,  vocacionada quer para o ambiente universitário, quer para o ambiente empresarial.  Após a conclusão da sua formação, os Doutorados em Engenharia Mecânica estão habilitados a executar trabalho autónomo de investigação fundamental ou aplicada, bem como contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento nesta área. Pretende-se que o futuro Doutorado em Engenharia Mecânica possa continuar a desenvolver, aprofundar e aplicar os conhecimentos resultantes do seu trabalho de investigação,  tornando-se deste modo uma importante mais-valia para as instituições onde desenvolverá a sua actividade.

Destinatários

O Programa Doutoral em Engenharia Mecânica destina-se a detentores de um grau de Licenciatura (5 anos) ou Mestre (Bolonha) em Engenharia Mecânica ou áreas afins.

Saídas Profissionais

Os detentores do grau de Doutor em Engenharia Mecânica poderão exercer a sua actividade em Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Investigação ou Empresas.

Regime de Funcionamento

O Programa Doutoral em Engenharia Mecânica consiste num curso de Estudos Avançados, o qual é formado por um conjunto de unidades curriculares (60 ECTS), e ainda na elaboração e discussão pública de uma Tese de investigação original (180 ECTS).

A proposta de Tese deverá ser apresentada publicamente até ao 24º mês após o início do programa (ver Regulamento geral dos Doutoramentos IST).

Propinas

Anualmente o Conselho Directivo do IST estabelece as propinas para os diversos programas de ensino no IST. Essa informação está disponível no Núcleo de Pós-Graduação e Formação Contínua


Coordenadores

2018/2019
Hélder Carriço Rodrigues
hcr@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.