Breve Introdução

O domínio científico do curso é o da Engenharia de Materiais. O Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais complementa a formação de base em Ciência e Engenharia de Materiais e permite a aquisição de conhecimentos aprofundados e de capacidade de investigação em uma ou mais das áreas científicas existentes nos Departamentos de Engenharia Química e de Engenharia Mecânica, responsáveis pelo curso. O Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais encontra-se estruturado no âmbito da formação de 3º Ciclo de Estudos Superiores estabelecida pelo Decreto de Lei 74/2006.

Historial

Os Programas de Doutoramento foram formalmente instituídos no IST no ano 2000. Em 2002, foi introduzido um novo regulamento dos Programas de Doutoramento e, em 2007, o Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais foi adequado no âmbito do processo de Bolonha. Em 2016, o Programa de Doutoramento foi reestruturado.

No entanto, mesmo antes de 2000, já haviam sido realizados no IST alguns doutoramentos na área da Engenharia de Materiais. O primeiro doutoramento em Ciências de Materiais realizou-se no IST em 1972.

Objectivos

Os objectivos deste Programa de Doutoramento são a formação de investigadores altamente qualificados na área da Engenharia de Materiais, que se pretende que possam continuar a desenvolver e aplicar, de modo autónomo, os conhecimentos adquiridos, tornando-se uma mais valia importante para as instituições académicas ou empresariais onde desenvolverão a sua actividade.

Destinatários

O Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais destina-se a habilitados com o grau de Licenciatura (formação de 5 anos no sistema pré-Bologna) ou de Mestre (2º ciclo de Bolonha) em Engenharia de Materiais, ou ainda em áreas afins, que pretendam adquirir formação avançada que lhes permita realizar trabalho de investigação autónomo em instituições académicas e não académicas. A Comissão Científica poderá admitir igualmente licenciados com outro tipo de formação, com base em análise curricular caso a caso.

Saídas Profissionais

O Programa de Doutoramento visa a formação de investigadores altamente especializados na área da Engenharia de Materiais, que poderão exercer a sua actividade, em Portugal ou no estrangeiro, em Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Investigação ou Empresas.

Coordenadores

2018/2019
Maria Emília Da Encarnação Rosa
emilia.rosa@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.