Disciplina Curricular

Tópicos Avançados em Sistemas de Aprendizagem de Tempo Real TASATR

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Informática e de Computadores - DEAEIC2006

Contextos

Grupo: DEAEIC2006 > 3º Ciclo

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Conhecimentos de métodos de aprendizagem. Prática na leitura, análise e sumarização de artigos científicos.

Objectivos

Estudo da operacionalização de modelos de aprendizagem em produção, com foco no sistema e com base em problemas do mundo real, tendo em conta fatores como o desempenho do sistema, custos de armazenamento, dados atrasados e sujos, dados inconsistentes entre batch e tempo real, atualização de metadados, gestão do estado, monitoramento de dados, monitoramento do desempenho, enviezamento e justiça do modelo, explicabilidade, e human-in-the-loop concerns muito mais.

Programa

Revisão dos princípios básicos de aprendizagem. Avaliação do Sistema: mundo real vs Kaggle, recolha e rotulagem de dados, validação do modelo de produção, fuga de informação, desempenho do sistema (modelos + regras + listas) [Shankar et al]. Desenho de Sistemas de Aprendizagem de Tempo Real [Gomes et al; Branco et al]. Justiça e explicabilidade do modelo, problemas de interação humana [Hardt et al; Doshi-Velez et al]. Operacionalização: modelos “Zero-day”, aprendizagem ativa, modelos de sombra, testes A/B, versões canário, problemas human-in-the-loop [Barata et al]. Monitorização de resultados do modelo, recursos de monitorazação, armazenamento de rótulos, batch vs tempo real [Lu et al; Pinto et al; Shankar et al; Polo et al]. Lições do mundo real.

Metodologia de avaliação

3 pontos para resumo e análise de artigos (seleção dos 3 primeiros de 5 resumos) 7 pontos para relatório sobre o state-of-the-art (até 20 páginas) na área temática escolhida 10 pontos para exame

Componente de Competências Transversais

Capacidade de apresentar oralmente resumos e ideias, debater o mérito científico de artigos e participar de discussões científicas.

Componente Laboratorial

na

Componente de Programação e Computação

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 2º semestre