Disciplina Curricular
Tópicos Avançados em Sistemas de Aprendizagem de Tempo Real TASATR
Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Informática e de Computadores - DEAEIC2006
Contextos
Grupo: DEAEIC2006 > 3º Ciclo
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos de métodos de aprendizagem. Prática na leitura, análise e sumarização de artigos científicos.
Objectivos
Estudo da operacionalização de modelos de aprendizagem em produção, com foco no sistema e com base em problemas do mundo real, tendo em conta fatores como o desempenho do sistema, custos de armazenamento, dados atrasados e sujos, dados inconsistentes entre batch e tempo real, atualização de metadados, gestão do estado, monitoramento de dados, monitoramento do desempenho, enviezamento e justiça do modelo, explicabilidade, e human-in-the-loop concerns muito mais.
Programa
Revisão dos princípios básicos de aprendizagem. Avaliação do Sistema: mundo real vs Kaggle, recolha e rotulagem de dados, validação do modelo de produção, fuga de informação, desempenho do sistema (modelos + regras + listas) [Shankar et al]. Desenho de Sistemas de Aprendizagem de Tempo Real [Gomes et al; Branco et al]. Justiça e explicabilidade do modelo, problemas de interação humana [Hardt et al; Doshi-Velez et al]. Operacionalização: modelos “Zero-day”, aprendizagem ativa, modelos de sombra, testes A/B, versões canário, problemas human-in-the-loop [Barata et al]. Monitorização de resultados do modelo, recursos de monitorazação, armazenamento de rótulos, batch vs tempo real [Lu et al; Pinto et al; Shankar et al; Polo et al]. Lições do mundo real.
Metodologia de avaliação
3 pontos para resumo e análise de artigos (seleção dos 3 primeiros de 5 resumos) 7 pontos para relatório sobre o state-of-the-art (até 20 páginas) na área temática escolhida 10 pontos para exame
Componente de Competências Transversais
Capacidade de apresentar oralmente resumos e ideias, debater o mérito científico de artigos e participar de discussões científicas.
Componente Laboratorial
na
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.