Disciplina Curricular

Spintrónica Spi

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Física Tecnológica - DEAEFT2006

Contextos

Grupo: DEAEFT2006 > 3º Ciclo > Micro e Nanotecnologias > Disciplinas D (3º Ciclo)

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar aos alunos uma perspectiva sobre os dispositivos spintrónicos avançados, incluindo os desafios relativos ao controlo do magnetismo à nanoescala e funcionalidade com consumo mínimo de potência. Os alunos ficarão familiarizados com os avanços mais recentes no armazenamento magnético de dados, memórias MRAM e nano-osciladores.

Programa

I. Transporte em metais ferromagnéticos 3d. Magnetoresistência anisotrópica, gigante, efeito túnel, transporte balístico e difuso em nanoconstrições. Transporte coerente em estruturas cristalinas. Acumulação de spin em interfaces. II. Elementos padronizados: campo desmagnetizante em rectangulos, elipses e efeitos na magnetização global. III. Micromagnetismo em multicamadas. Interacções em interfaces e inter-camadas. Simulação micromagnética de dispositivos com magnetização no plano ou perpendicular ao plano. IV. Armazenamento magnético de dados. O disco duro. Meios magnéticos. Cabeças indutivas de filme fino. Cabeças de leitura magnetoresistivas. V. Memórias magnéticas MRAM. Inversão de magnetização utilizando linhas de corrente, termicamente assistida ou transferência de spin. FPGA magneticas (MTJ-FPGA). VI. Sincronização de nano-osciladores (GHz) -emissão de ondas de spin em nanocontactos magnéticos.

Metodologia de avaliação

Esta UC envolve metodologias de ensino cobrindo áreas de desenvolvimento pedagógico essenciais ao doutoramento. Nas aulas é feita a análise de casos de estudo reais das temáticas da UC. Para dispositivos spintrónicos são definidos os princípios de funcionamento, descritos os processos de fabrico e metodologias para implementação de uma solução funcional/viável. Os alunos antecipam problemas de implementação dos modelos, e familiarizam-se com soluções e estratégias para ultrapassar barreiras experimentais aquando da implementação dos modelos teóricos. Resolução de 6 exercícios práticos (60% da nota final) relacionados com os conteúdos da UC, baseados em situações reais; Apresentação de um caso-estudo (40% da nota final), onde o aluno descreve o processo de implementação, desde os cálculos teóricos até dimensionamento e validação. A discussão oral (1 hora) permite ao aluno antecipar o esquema organizativo e as questões que lhe serão postas quando apresentar os resultados do seu próprio trabalho de investigação de tese de doutoramento.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre