Breve Introdução

O Programa de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (PDEEC) inclui-se no 3 º ciclo do ensino superior, de acordo com o Acordo de Bolonha. O PDEEC complementa a formação básica do 1 º e 2 º ciclos (Licenciatura e Mestrado) em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - PDEEC

Os alunos do PDEEC são expostos a investigação intensiva dos fundamentos da Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Os alunos são supostos criar e disseminar o conhecimento em sistemas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (EEC) durante o curso da obtenção do grau de Doutor. Com a supervisão de um orientador científico, os estudantes definem um programa curricular e de investigação consistente com a sua formação académica anterior e adequado aos seus próprios objetivos científicos.

Requisitos do PDEEC

Os estudantes com uma Licenciatura e/ou Mestrado em EEC (ou área equivalente/ similar) podem candidatar-se ao PDEEC. Em geral, os estudantes com um grau de Licenciatura (1º ciclo) podem ter que completar um programa de transição ( bridging program) consistindo num um máximo de três Unidades Curriculares (UC) (nível de mestrado/ 2 º ciclo).

A conclusão do PDEEC e consequente obtenção do grau de doutor é normalmente obtido ao fim  de 4-5 anos de estudos.

Para obter o grau, o aluno deve demonstrar aptidão técnica alargada, progresso constante nas actividades de investigação, contribuir para o corpo de conhecimento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e capacidade de disseminação deste conhecimento nas formas oral e escrita.

Os alunos demonstram aptidão técnica alargada pela aprovação em cursos de pós-graduação (UC). Todos os estudantes do PDEEC são obrigados a completar um mínimo de 30 ECTS ou 5 UC de caracter avançado (pós-graduação/ doutoramento). Cada aluno pode, com a aprovação do seu orientador, escolher o seu programa curricular e definir o plano de investigação. As UC que integram o programa curricular de cada aluno são escolhidas de entre um conjunto de UC aprovadas anualmente.

Os alunos podem demonstrar sua capacidade de disseminar conhecimento através da realização da Prática de Apoio ao Ensino. Todos os alunos do PDEEC são fortemente aconselhados a completar um estágio de um semestre com actividade de ensino universitário. Este estágio de apoio ao ensino é equivalente a uma UC do PDEEC (Prática de Apoio ao Ensino) e contribui com 6 ECTS. Este estágio pode ser realizado em qualquer semestre ao longo do programa.

Cada aluno deve preparar uma proposta de tese no prazo de quatro semestres após a sua admissão no PDEEC. A proposta de tese é uma descrição informal escrita do problema a ser investigado e dos resultados esperados. A proposta é apresentada (por via oral) numa sessão pública na presença da Comissão de Acompanhamento Tese (CAT) que fará a sua análise e recomendações. Esta comissão é composta por pelo menos três membros, incluindo o orientador do aluno.

Após a conclusão do programa de trabalhos, parte curricular e programa de investigação, o aluno deve preparar um relatório escrito documentando o trabalho realizado, dando conta do respectivo enquadramento com o conhecimento anterior na área de estudos e das conclusões retiradas dos resultados obtidos. A tese deve incluir uma secção que descreve em que medida a investigação realizada contribui para o corpo de conhecimentos em EEC.

Após submissão da tese, esta é apresentada numa sessão pública de defesa de tese.  A respectiva aprovação é decidida por maioria do júri para o efeito nomeado (normalmente constituído por cinco membros, incluindo, em geral, os membros do CAT).

O PDEEC integra, opcionalmente e mediante candidatura, percursos numa das colaborações internacionais em que o IST participa:

Historial

O Instituto Superior Técnico oferece o grau de doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores desde o final dos anos sessenta.

 

Objectivos

O Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (PDEEC) visa preparar investigadores com capacidade para realizar trabalho científico autónoma nas áreas cobertas pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Destinatários

O Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (PDEEC) destina-se a licenciados e mestres que desejem adquirir o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, com vista a uma carreira profissional académica e de investigação.

Saídas Profissionais

Os Doutores em Engenharia Electrotécnica e de Computadores podem desempenhar cargos de professor no ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, orientar Mestrados e Doutoramentos, trabalhar em laboratórios e institutos de investigação,  ou trabalhar na indústria e serviços, nomeadamente em empresas com departamentos de investigação e desenvolvimento.

Coordenadores

2017/2018
Mário Alexandre Teles de Figueiredo
mario.figueiredo@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.