Disciplina Curricular

Redes de Sensores RS

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - DEAEEC2006

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

A componente teórica requer conhecimentos anteriores de redes de comunicações e electrónica de sistemas embebidos.

Objectivos

Desenvolver conhecimentos na área das redes de sensores e actuadores e IoT para vários tipos de aplicações, bem como fazer uma iniciação à investigação em três aspectos fundamentais: sensores inteligentes, sistemas embebidos de tempo-real e comunicações M2M. Assim, pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam analisar, especificar e conceber redes de sensores e actuadores nos seus aspectos fundamentais: Transdução, Computação e Comunicações. A aproximação será modular com concretização na forma de seminários, seguido de discussão e aplicação.

Programa

- Introdução e aplicações características. - Arquitectura de rede, plataformas e tecnologias emergentes. - Tipos de transdutores (sensores e actuadores) com ênfase nos transdutores inteligentes. - Recolha de sinais e seu processamento. - SO de tempo-real com restrições de consumo energético, linguagens de programação especializadas. - Interfaces físicas. - Controlo de acesso ao meio. - Comunicação distribuída em redes sem fios. - Encaminhamento em redes ad-hoc com milhares de nós, encaminhamento geográfico. - Processamento e agregação da informação. - Sincronização inter-nodal, cobertura e localização. - Seguimento e processamento de sinal cooperativo. - Normalização.

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos laboratórios e na componente de análise, apresentação e discussão de artigos. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial compõe-se de um projecto capaz de ser realizado em 6 semanas. Em cada semana, os alunos irão construindo uma parte do projecto, estando dedicadas as últimas duas semanas à concretização de um aplicação. A avaliação do laboratório será feita com base num relatórios escritos e na respectiva discussão oral; a nota do projecto contabiliza também a qualidade da demonstração do funcionamento do sistema, para além da qualidade técnica e do relatório.

Componente de Programação e Computação

A componente laboratorial requer conhecimentos de programação (C, Python) e alguma prática na programação de sistemas baseados em microprocessadores, nomeadamente com competências a nível dos sistemas embebidos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre