Disciplina Curricular
Modelação Estatística MEsta
Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Civil - DEAEC2017
Contextos
Grupo: DEAEC2017 > 3º Ciclo > Opções
Período:
Grupo: DEAEC2017 > 3º Ciclo > Formação Complementar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Probabilidades e Estatística.
Objectivos
Complementar a formação básica em Probabilidades e Estatística e promover uma compreensão crítica e informada sobre as metodologias estatísticas. Desenvolver competências de análise de dados multivariados recorrendo a modelos estatísticos de identificação de estruturas de dados e de síntese de informação, de classificação através de grupos homogéneos ou de associação entre variáveis. Familiarização com testes estatísticos, paramétricos e não paramétricos, de comparação de amostras, nomeadamente em contextos experimentais. É propósito que os alunos fiquem a conhecer as potencialidades e limitações dos modelos estatísticos estudados, a identificar a metodologia mais adequada em cada contexto e a aplicar esses modelos às situações reais com que sejam confrontados. É ainda objetivo que os alunos tomem conhecimento da existência de algumas ferramentas multi-critério de apoio à decisão e de avaliação de desempenho.
Programa
0. Introdução e revisão de conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística. 1. Variáveis aleatórias multidimensionais e distribuições multivariadas (conjuntas, marginais e condicionais). 2. Testes estatísticos de comparação de amostras/resultados experimentais: análise de variância e testes de comparação de parâmetros (médias, proporções, variâncias). 3. Modelos de síntese de informação e de identificação de dimensões latentes: análise fatorial e de componentes principais. 4. Modelos de classificação: análise de agrupamentos (clusters). 5. Modelos “explicativos”/de associação entre variáveis: correlação e regressão múltipla. 6. Modelos multi-critério de apoio à decisão. 7. Modelos de avaliação de desempenho e análise de eficiência.
Metodologia de avaliação
A avaliação abarca dois componentes: um trabalho de projeto (peso de 70%, com apresentações pelos alunos) e um exame final escrito (individual, com peso de 30%). A avaliação do trabalho de projeto pressupõe três componentes: trabalho escrito (60%), apresentação dos resultados preliminares a meio do semestre (20%), e apresentação dos resultados finais no término do semestre (20%). As componentes programáticas avaliadas no projeto (pontos 1 a 5 do programa) não serão avaliados no exame escrito, o qual apenas incidirá sobre a última parte da matéria (pontos 6 e 7). A média ponderada das notas das duas componentes terá de ser superior a 9.5 valores (em 20), não podendo a nota do exame ser inferior a 9 valores nem a nota do projeto inferior a 10. Resumindo, as condições para aprovação são: NF = 0.7NP + 0.3NE >= 9.5 (NF - nota final; NP - nota do projeto; NE - nota do exame) NP = 0.6TE + 0.2 A1 + 0.2 A2 >= 10 (TE - nota do trabalho escrito; Ai - nota da apresentação i=1,2) NE >= 9.
Componente de Competências Transversais
N/A
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
Para a realização do trabalho de projeto, os alunos usarão ferramentas de análise estatística, nomeadamente com recurso a software especializado (e.g., SPSS).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.