Disciplina Curricular

Modelação Estatística MEsta

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Civil - DEAEC2017

Contextos

Grupo: DEAEC2017 > 3º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: DEAEC2017 > 3º Ciclo > Formação Complementar

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Complementar a formação básica em Probabilidades e Estatística e promover uma compreensão crítica e informada sobre as metodologias estatísticas. Desenvolver competências de análise de dados multivariados recorrendo a modelos estatísticos de identificação de estruturas de dados e de síntese de informação, de classificação através de grupos homogéneos ou de associação entre variáveis. Familiarização com testes estatísticos, paramétricos e não paramétricos, de comparação de amostras, nomeadamente em contextos experimentais. É propósito que os alunos fiquem a conhecer as potencialidades e limitações dos modelos estatísticos estudados, a identificar a metodologia mais adequada em cada contexto e a aplicar esses modelos às situações reais com que sejam confrontados.

Programa

1. Variáveis aleatórias multidimensionais e distribuições multivariadas (conjuntas, marginais e condicionais). 2. Testes estatísticos de comparação de amostras/resultados experimentais: análise de variância e testes de comparação de parâmetros (médias, proporções, variâncias). 3. Modelos de síntese de informação e de identificação de dimensões latentes: análise fatorial e de componentes principais. 4. Modelos de classificação: análise de agrupamentos (clusters). 5. Modelos “explicativos”/de associação entre variáveis: correlação e regressão múltipla.

Metodologia de avaliação

A avaliação abarca dois componentes: um trabalho de projecto (peso de 60%, com apresentações pelos alunos) e um exame final escrito (individual, com peso de 40%).

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre