Breve Introdução

O Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica é um programa multi-disciplinar resultante da colaboração institucional entre o IST e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É um programa inovador e singular no panorama nacional e internacional, sustentando a inovação tecnológica em conjunto com a recente evolução nas ciências da vida, e as exigências actuais no sistema de saúde.

Historial

Tendo as ofertas de formação em EBM já tradição nos Estados Unidos, a sua história na Europa é bem mais recente e bem menos generalizada que a dos ramos clássicos de Engenharia. Podendo considerar-se pioneiro na iniciativa de formação de 1º e 2º ciclo em EBM, e na introdução das tecnologias e ciências biológicas no ensino de engenharia prestado, o IST encontra-se bem posicionado para realizar agora formação de 3º ciclo nesta área, no quadro internacional. Saliente-se a necessidade nas empresas, hospitais e organismos de saúde, de formação profissional especializada continuada.

Objectivos

             Promover uma formação universitária multi-disciplinar de 3º ciclo com o objectivo de educar uma nova geração de líderes em Engenharia Biomédica em todas as suas dimensões;

             Promover a formação e investigação em Engenharia Biomédica, de modo a potenciar as sinergias entre as áreas Ciêntífico-Tecnológicas da Engenharia e as Ciências da Saúde e da Vida.

 

Destinatários

O Programa Doutoral destina-se a habilitados com formação de 2º ciclo (mestrado), ou com licenciatura ou mestrado (pré-Bologna), em Engenharia Biomédica, Ciências Físicas, Ciências Biológicas, Biofísica, Física Médica, Matemática, nalgum ramo de Engenharia, em Medicina, ou em qualquer outro 2º ciclo considerado adequado para anteceder este programa.

Saídas Profissionais

Investigação, desenvolvimento e liderança nas áreas abrangidas pelo Programa, em instituições de investigação, ensino superior, empresas na área da Engenharia Biomédica, centros hospitalares, em Portugal no estrangeiro.

 

Coordenadores

2017/2018
Joao Pedro Estrela Rodrigues Conde
joao.conde@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.