Breve Introdução
Bem vindo ao Programa Doutoral em Segurança de Informação!
O Programa visa formar especialistas capazes de desenvolver investigação autónoma na área interdisciplinar de segurança informática, o que requer o domínio de matérias de Matemática, Engenharia Informática e Engenharia Electrotécnica, incluindo complexidade computacional, criptografia, segurança de sistemas e teoria da informação.
O programa foi reestruturado no início de 2021. As principais alterações foram:- Novo plano curricular: 30 ECTS em unidades curriculares; 210 ECTS de tese;
- Unidades curriculares: desaparecem as UCs partilhadas com o 2º ciclo;
- Fim do exame de qualificação: substituído por avaliação da proposta de tese por parte da Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT).
Historial
O Programa foi criado em 2007 no IST na sequência do crescente interesse na formação de pós-graduação neste domínio. A equipa docente lecciona desde 2001 disciplinas avançadas no domínio, tendo também uma vasta experiência de orientação de alunos de doutoramento e de pós-doutoramento. Estes docentes desenvolvem as suas actividades de investigação em grupos com objectivos no domínio de unidades de investigação de topo a nível nacional, nomeadamente o IT e o INESC-ID, com especial relevância para o SQIG e o GSD.
Objectivos
- Formação sólida nas matérias relevantes para a investigação em segurança informática.
- Contacto com a frente de onda de investigação e desenvolvimento no domínio.
- Realização de investigação com vista a contribuições originais significativas.
Destinatários
Detentores de grau de 2º Ciclo, nacional ou estrangeiro, ou de uma licenciatura (pré-Bolonha) com 5 anos, em Electrotecnia, Informática, Matemática ou afins que pretendam seguir uma carreira científica ou técnica, académica ou profissional, de investigação e desenvolvimento em segurança informática.
Saídas Profissionais
Os doutores em Segurança de Informação poderão:
- Realizar actividades de investigação e desenvolvimento em universidades, unidades de investigação e empresas high-tech, nacionais ou estrangeiras.
- Liderar equipas responsáveis pela segurança informática na indústria e serviços, em Portugal ou no estrangeiro.
Regime de Funcionamento
O curso é composto pelo equivalente a 1 semestre lectivo (30 ECTS) e 7 semestres de tese (210 ECTS). As cadeiras são todas opcionais, escolhidas de entre as indicadas na página “Currículo”. Além de cadeiras tradicionais, algumas permitem leccionar cadeiras de licenciatura/mestrado (Ensino e Divulgação Científica), dar e assistir a seminários (Seminário de Investigação em Segurança de Informação…) ou realizar investigação exploratória para a tese (Tópicos Avançados em Segurança de Informação…). Podem ser realizadas outras cadeiras de doutoramento do Técnico (Opção Livre…). Os horários são variáveis e geralmente combinados com o professor responsável pela cadeira. As disciplinas e os seminários com alunos estrangeiros decorrem em língua inglesa.
Publicações Oficiais
Coordenadores
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.