Disciplina Curricular
Criptografia e Protocolos de Segurança CPS
Diploma de Estudos Avançados em Segurança de Informação - DEASegInf2007
Contextos
Grupo: DEASegInf2007 > 3º Ciclo > Matemática > Lógica e Computação
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência de disciplinas na área de Matemática discreta, Algoritmos e Teoria da Computação.
Objectivos
Conhecer os sistemas e protocolos criptográficos em uso, desenvolver protocolos para resolução de problemas específicos e perspectivar desenvolvimentos futuros.
Programa
Sistemas criptográficos de chave privada. Cifras sequenciais. Criptoanálise linear, diferencial e algébrica. Cifras por blocos: DES e AES. Segurança perfeita e computacional. Códigos de autenticação. Sistemas de chave pública e complexidade. RSA. Factorização e primalidade. Criptoanálise quântica: Shor. Sistemas criptográficos elípticos. Criptografia pós-quântica: McEliece, reticulados, outros candidatos. Segurança CPA, CCA, CCA2. Protocolos de chave pública. Esquemas de Assinatura. Funções de dispersão. Esquemas de distribuição de chaves de Diffie-Hellman. Esquema de partilha de segredos de Shamir. Sistemas de prova com conhecimento nulo. Esquemas de Fiat-Shamir. Protocolos de comprometimento. Transferência com esquecimento. Computação segura e aplicações. Distribuição quântica de chaves e criptografia quântica. Composicionalidade de protocolos e modelos de funcionalidades criptográficas.
Metodologia de avaliação
Exame 50% e Projeto 50% (avaliado oralmente).
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
Não existente.
Componente de Programação e Computação
Projeto computacional com o objetivo de implementar componentes (sistemas/esquemas) criptográficas de raiz.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.