Breve Introdução

Têm sido extraordinários os avanços verificados no domínio s da Biotecnologia e das Biociências, nomeadamente nas áreas da Biologia Molecular e Celular, da Engenharia Genética e de Proteínas, da Biologia e Bioengenharia de Células Estaminais, da Genómica Funcional e Comparativa e Bioinformática, da Biologia de Sistemas e Biologia Sintética, da  Nanobiotecnologia.

O Instituto Superior Técnico, em colaboração com o Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), oferece o programa de doutoramento em Biotecnologia e Biociências que oferece uma formação de nível internacional neste domínio. A partir do ano letivo de 2015/2016, este programa é um programa de doutoramento financiado pela FCT, o doutoramento BIOTECnico-Biotecnologia e Biociências (4 bolsas de doutoramento mistas por ano).

O programa de doutoramento em Biotecnologia e Biociências inclui dois perfis: Ciências Biológicas e Bioengenharia. O perfil de Ciências Biológicas permite uma compreensão aprofundada de Biologia Molecular e Celular e a exploração da Biotecnologia Molecular e Microbiana, com ênfase na Genómica Funcional e Comparativa e Bioinformática, bem como no uso de abordagens de Microbiologia Integrativa e de Biologia Sintética e de Sistemas. O perfil de Bioengenharia dá formação nas áreas da Biocatálise, Engenharia Molecular e de Bioprocessos, Separação de Produtos, e Nanobiotecnologia, com vista à exploração de processos biomoleculares e celulares, e domínio das tecnologias essenciais para o desenvolvimento de produtos inovadores e processos mais eficientes e sustentáveis. O programa contribui também para o desenvolvimento das necessárias competências com vista ao empreendedorismo no campo da Biotecnologia. Acresce que este ciclo de estudos incentiva e promove o desenvolvimento de competências tais como a autonomia, pensamento crítico e analítico, criatividade, gestão de tempo e trabalho em equipa. Este programa de doutoramento foi concebido de modo a preparar a nova geração de investigadores criativos capazes de traduzir as descobertas em ciências biológicas fundamentais em inovações tecnológicas nos campos da Biotecnologia Industrial, Agro-Alimentar e Ambiental e da Biotecnologia ligada à Saúde.

Na última década foram concluídas 88 teses deste doutoramento e os antigos alunos encontram-se hoje em posições de liderança em universidades, centros de investigação e empresas de Biotecnologia.

Historial

O programa de doutoramento em Biotecnologia e Biociências do IST, alicerçado no Programa Doutoral em Biotecnologia do IST que produziu os primeiros doutores na área em Portugal, nos anos 90, é, reconhecidamente, um dos doutoramentos com maior tradição e prestígio nesta área em Portugal. Um dos pontos fortes do programa resulta da plataforma única de ensino/investigação de excelência oferecida pelo IST, em particular pelo seu Departamento de Bioengenharia, e pelos grupos de Ciências Biológicas e de Bioengenharia do iBB-Instituto de Bioengenharia e Biociências, e de outros centros do IST no campo da Biotecnologia, que permite expor os alunos a formação interdisciplinar de elevada qualidade. 

Objectivos

O programa de doutoramento em Biotecnologia e Biociências do IST foi concebido para preparar uma nova geração de investigadores criativos, capazes de traduzir as descobertas de investigação básica em ciências biológicas em inovações tecnológicas nas áreas Industrial, Agroalimentar, Saúde e Ambiental. Este programa interdisciplinar está alinhado com a atividade desenvolvida por professores e investigadores do Departamento de Bioengenharia do IST, dos Grupos de Ciências Biológicas e Bioengenharia do iBB /IST e de outros centros do IST, no campo da Biotecnologia. 

Destinatários

A formação conferida pelo Doutoramento em Biotecnologia e Biociências permite aos futuros doutores vir a ocupar posições de liderança no acompanhamento, desenvolvimento e investigação de processos e produtos biológicos nas Indústrias Farmacêutica e Cosmética, Agro-Alimentar e Química, bem como nas Áreas Ambiental e Biomédica. Podem ainda realizar actividades com vista ao desenvolvimento de materiais, dispositivos e processos de base biotecnológica nas novas áreas de intervenção da Bioengenharia. Estão também preparados para funções de responsabilidade em Laboratórios de Análises Químicas e Bioquímicas, Microbiológicas e Moleculares, em Gabinetes de Projecto e Consultadoria, no Comércio e Serviços e no Ensino, em áreas da Biotecnologia e afins.

Saídas Profissionais

Os doutores em Biotecnologia e Biociências estão particularmente preparados e sensibilizados para a realização de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico na área da Biotecnologia (Bioengenharia e Ciências Biológicas), bem como para o Empreendedorismo em Biotecnologia.

Regime de Funcionamento

O funcionamento do Curso de Doutoramento é determinado pelo "Regulamento Geral dos Doutoramentos IST - 3º ciclo de Estudos Superiores". 

Propinas

O Valor das Propinas é definido segundo o Regulamento Geral dos Doutoramentos IST  

Coordenadores

2017/2018
Isabel Maria De Sá Correia Leite de Almeida
isacorreia@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.