Plano Curricular

DEABiotec2006 desde 1986


 O plano de estudos é de 4 anos e foi concebido de modo a maximizar o potencial do estudante. O plano curricular, centrado no estudante, inclui 6 Unidades Curriculares (36 ECTS), de frequência preferencial durante o 1º ano, e a Dissertação de doutoramento (224 ECTS). As Unidades Curriculares oferecem uma formação avançada em tópicos modernos de Biotecnologia e Biociências. Os estudantes frequentam 3 Unidades Curriculares obrigatórias (18 ECTS) e 3 opcionais (18 ECTS) o que permite adaptar a formação oferecida ao perfil individual específico de cada estudante e às necessidades formativas da sua dissertação de doutoramento.

 

As Unidades Curriculares obrigatórias são:

1)    Formação Doutoral Geral (6 ECTS);

2)    Técnicas (e Metodologias) Experimentais Avançadas em Biotecnologia (6 ECTS);

3)    Bioempreendedorismo (6 ECTS)

 

Unidades Curriculares de opção (3x 6 ECTS):

Os estudantes seleccionam 3 UCs entre:

1)     Unidades Curriculares (Biomateriais Avançados; Biotecnologia Molecular; Engenharia das Reacções Químicas e Biológicas; Engenharia de Bioprocessos; Genómica Funcional e Comparativa; Genómica, Proteómica e Bioinformática, Microbiologia Molecular e Celular; Nanobiotecnologia; Neurociências e Neuroimagiologia; Sistemas e Controlo em Bioengenharia; Biofísica Molecular e Celular; Biotecnologia e Ambiente; Engenharia de Células Estaminais; Fenómenos de Transporte em Sistemas Biológicos; Sensores, Instrumentação e Medidas em Sistemas Biológicos); Opção Livre de Doutoramento.

2)     Ensino e Divulgação Científica - Departamento de Bioengenharia (Aprendizagem e aperfeiçoamento de capacidades de comunicação, ensino e divulgação científica),

3)     Tópicos Avançados em Bioengenharia e Ciências Biológicas; Permite ao coordenador a atribuição de créditos letivos pela frequência de Cursos Avançados no IST (ex. 1st Joint Workshop of the BIOTECnico and AEM FCT PhD programs) ou noutra instituição ou país, em conformidade com o plano individual do estudante.

As UCs facultativas são escolhidas pelo estudante, após consulta dos orientador(es) e do coordenador do doutoramento.

 


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.