Disciplina Curricular

Neurociências e Neuroimagiologia NNeu

Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia e Biociências - DEABiotec2006

Contextos

Grupo: DEABiotec2006 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Estruturantes

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina tem como objectivos: 1) introduzir os conceitos básicos das neurociências, em particular do sistema nervoso central humano e da biofísica neuronal; e 2) dar formação acerca dos princípios, metodologias e aplicações das técnicas neuroimagiológicas para o estudo da função cerebral. É adotada uma abordagem multi-disciplinar, consistindo numa série de aulas convencionais e em sessões de discussão de artigos científicos (Journal Club). Um aluno com bom aproveitamento na disciplina deverá:1) ter conhecimentos básicos sobre a organização, estrutura e função do sistema nervoso central humano, e da biofísica neuronal;2) ter um conhecimento geral dos princípios, metodologias e aplicações das principais técnicas neuroimagiológicas; e 3) estar preparado para avaliar criticamente a aplicabilidade e os resultados das técnicas neuroimagiológicas em diferentes problemas das neurociências.

Programa

1. Introdução a. Perspectiva histórica b. O cérebro humano e a neuroimagiologia 2. Conceitos básicos de neurociências a. Organização e anatomia do sistema nervoso central humano b. Sistemas sensoriais, sistema motor e funções cognitivas c. Biofísica da função neuronal d. Micro-electrofisiologia e. Modelos neuronais: de neurónios individuais a massas de neurónios f. Metabolismo e hemodinâmica cerebrais 3. Neuroimagiologia electrofisiológica a. Electro-Encefalografia (EEG) b. Magneto- Encefalografia (MEG) c. Ritmos espontâneos e potenciais evocados, sincronização e dessincronização d. Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) 4. Neuroimagiologia estrutural e espectroscopia a. Princípios básicos de de ressonância magnética (MR) b. MRI estrutural c. Imagem de tensor de difusão (DTI): conectividade estrutural d. Espectroscopia de RM (MRS) 5. Neuroimagiologia hemodinâmica a. MRI funcional (fMRI): contraste Blood Oxygenation Level Dependent (BOLD) b. Actividade por estimulação/tarefa e em repouso; conectividade funcional c. Imagem de perfusão: Arterial Spin Labeling (ASL) d. Técnicas por radiomarcadores (PET e SPECT) e. Imagem de difusão óptica (DOI) f. Técnicas multimodais: EEG-fMRI, PET-MRI

Metodologia de avaliação

É adotada uma abordagem multi-disciplinar, consistindo numa série de aulas convencionais e em sessões de discussão de artigos científicos. A avaliação consiste na presentação oral de um artigo científico durante o semestre (30%) e de um trabalho escrito e respectiva apresentação oral sobre um tema de Neuroimagiologia no final do semestre (70%). A nota mínima deve ser de 10 valores em cada componente.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre