Disciplina Curricular

Bioempreendedorismo Bioem

Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia e Biociências - DEABiotec2006

Contextos

Grupo: DEABiotec2006 > 3º Ciclo > Bioempreendedorismo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso proporciona a estudantes de doutoramento e mestrado uma oportunidade de desenvolver uma ideia de negócio com base tecnológica e de planear estratégias para a sua implementação no mercado. Será seguida uma metodologia de aprender-fazendo, onde se pretende que o aluno ganhe capacidades em: 1. Busca e concepção: identificação de características únicas e vantagens competitivas. Alinhamento de produtos / aplicações potenciais e segmentos de mercado. 2. Avaliação de mercado: identificação de necessidades do cliente, regulação e análise de indústria. 3. Planificação de negócios: Discussão de modelo de negócio. Equipa. Investimento. Plano tecnológico, de operações e de comercialização. Equipas compostas por elementos de nacionalidades e formação diversas serão privilegiadas. Os estudantes serão seleccionados com base na sua breve proposta de ideia de negócios/tecnologia.

Programa

Este curso está organizado em dois tipos de aulas complementares: Secção I: Projecto: ?da Tecnologia ao Mercado?. As equipas irão desenvolver uma das ideias tecnológicas submetidas, seguindo um conjunto de tarefas pré-estabelecidas de acordo com templates fornecidos A. Busca e concepção: (1) Descrição da tecnologia e identificação de características únicas 2) estratégias de protecção de IP (3) 1º período de entrevistas: Identificação de necessidades de cliente. (4) Lista de aplicações potenciais (5) Alinhamento de produtos / aplicações e segmentos de mercado. -?Elevator pitch?: Descrição da tecnologia -Propostas de valor: para 5 aplicações/produtos diferentes B. Avaliação de mercado: (1) 2º período de entrevistas: recolha de informação sobe o mercado endereçável. (2) Mapeamento de indústria e competição, (3) Estudo de regulação necessária, (4) Identificação de ?stakeholders?, -Avaliação de mercado e segmentação -Selecção de duas aplicações/Produtos C. Planificação de negócios: (1) Análise competitiva e estrutura da indústria, (2) Modelo e estratégia de negócio (3) Definição sumária de planos tecnológico, operações e comercialização, (4) Estrutura financeira e necessidades de financiamento -Selecção de uma aplicação/produto -Apresentação e relatório finais Versões intermédias de relatórios e apresentações serão solicitadas. Os alunos são incentivados a identificar uma competição de empreendedorismo onde concorrer com o seu projecto. Secção II: workshops específicos e casos de estudo: Estas sessões incluem convidados e abrangem os temas (1) Da tecnologia para o mercado, (2) Protecção de IP, (3) Técnicas de apresentação, (4) Regulamentação, (5) Técnicas de entrevista, (6) Segmentação de mercado, (7) Modelos de negócio, (8) Finanças, e financiamento da empresa.

Metodologia de avaliação

Avaliação individual: A avaliação individual será realizada através de relatórios de análise dos casos de estudo Avaliação da equipa: Vários dos templates fornecidos serão utilizados para a avaliação: -Avaliação do mercado e segmentação -Propostas de Valor -?Elevator Pitch? Resultados finais: -Apresentação final Apresentação final, em formato dirigido a grupo de investidores. -Relatório Final: Avaliação específica será atribuída ao sumário executivo.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre