Disciplina Curricular
Biomateriais Avançados BAva
Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia e Biociências - DEABiotec2006
Contextos
Grupo: DEABiotec2006 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Estruturantes
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprendizagem de conceitos avançados de ciência e engenharia de materiais, aplicados aos campos da bioengenharia e da biomedicina, com base numa forte componente laboratorial e de demonstração. Os alunos deverão ainda desenvolver um projeto experimental, em grupo, ao longo do semestre relacionado com as suas áreas de interesse. Desta forma, a componente prática da disciplina será útil na abordagem de problemas concretos bem como na consolidação de conceitos.
Programa
0. REVISÃO DE CONCEITOS BÁSICOS: Classes de materiais em bioengenharia e biomedicina: estrutura, interfaces e superfícies e suas propriedades. Transformações de fases. 1. REAÇÕES DO HOSPEDEIRO AOS BIOMATERIAIS: Proteínas, células, tecidos e suas interações com materiais. Resposta a corpo estranho, toxicidade sistémica, hipersensibilidade e tumorogénese. 2. RESISTÊNCIA E DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS EM AMBIENTE BIOLÓGICO: Biodegradação de polímeros por hidrólise e oxidação. Calcificação patológica. Electroquímica e corrosão de metais. Biodegradação de cerâmicos. 3. LIGAS METÁLICAS COM APLICAÇÃO EM BIOMEDICINA: Transformações martensíticas, memória de forma e superelasticidade. Aços inoxidáveis. O titânio e suas ligas. 4. POLÍMEROS EM BIOENGENHARIA E BIOMEDICINA: Reologia. Aplicações em engenharia de tecidos e biomedicina. Processamento 2D e 3D. 5. NANOMATERIAIS E BIOMATERIAIS NANOESTRUTURADOS: Abordagens ?Bottom -up vs top-down?. Propriedades à nano escala e aplicações em bioengenharia. 6. IMPLANTES E ÓRGÃOS ARTIFICIAIS: Aplicações ortopédicas, oftálmicas, vasculares, dentárias e de reconstrução da face e mama. Estado da arte em orgãos artificiais. 7. BIOTRIBOLOGIA: Atrito, lubrificação, mecanismos de desgaste e suas implicações em implantes.
Metodologia de avaliação
Há aulas de carácter teórico e outras de carácter laboratorial. Os slides das aulas teóricas são antecipadamente disponibilizados no fénix, de modo a permitir que os alunos acompanhem melhor a exposição dos temas e tenham mais disponibilidade para desenvolver uma maior interactividade, sendo esta estimulada pelo modo de abordagem dos tópicos. Para a componente laboratorial, a abordagem consiste na colocação de um tema de projecto e posterior acompanhamento dos alunos no seu percurso de desenvolvimento do projecto escolhido. Para aferir os conhecimentos adquiridos, há uma avaliação teórica (testes/exames) e uma avaliação do projecto laboratorial assente na sua apresentação oral e discussão.