Estatuto Profissional

Nível da Qualificação

O programa de Doutoramento em Bioengenharia enquadra-se no âmbito do acordo do Governo Português com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos Estados Unidos da América. A área da Bioengenharia foi identificada pelo MIT como uma área de colaboração com as Universidades portuguesas que pode ter um impacto significativo para Portugal. Foram identificados os grupos de Bioengenharia em Portugal que têm desenvolvido investigação em Centros de Excelência, com uma forte cooperação e ligações empresariais e alguns dos quais com colaborações já existentes com o grupos do MIT. O programa específico na área de Bioengenharia envolve a colaboração do MIT com um consórcio de três Universidades Portuguesas, Universidade Técnica de Lisboa (UTL)/ Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Universidade do Minho (UMinho), como instituições líderes, com futura colaboração potencial de outras Universidades, nomeadamente as Universidades do Porto e de Coimbra.

A Bioengenharia em Portugal tem adquirido diversas competências e massa crítica em várias subáreas, nomeadamente em engenharia bioquímica, biologia molecular, bio-separações, tecnologia de células animais e engenharia enzimática, no entanto ainda existe a falta de formação e competências em algumas áreas emergentes. A criação do Programa de Doutoramento em Bioengenharia das universidades portuguesas em colaboração com o MIT é uma nova abordagem que permitirá uma formação universitária de 3º ciclo e de investigação científica, de cariz multidisciplinar e da mais elevada qualidade, adicionando áreas essenciais de inovação tecnológica e liderança em Bioengenharia.
As tecnologias emergentes específicas que irão complementar e incrementar as áreas de tecnologias e biociências de excelência em Portugal, incluem: a engenharia de tecidos, os biomateriais, os bio-sistemas sintéticos e computacionais, o desenvolvimento de fármacos, as neurociências, os equipamentos e tecnologias biomédicas, os sistemas de saúde e ambientais e a inovação e liderança para os futuros bio-engenheiros.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.