Disciplina Curricular
Terapia Génica TG
Diploma de Estudos Avançados em Bioengenharia - DEABioeng2006
Contextos
Grupo: DEABioeng2006 > 3º Ciclo > Tronco Comum > Opções
Período:
Grupo: DEABioeng2006 > 3º Ciclo > Tronco Comum > Opções
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo principal da disciplina de Terapia Génica é o ?Estudo dos conceitos fundamentais e das aplicações da Terapia Génica?. Os objectivos seguintes deverão ser alcançados progressivamente no decurso da disciplina: 1. Aprendizagem de conceitos fundamentais de Terapia Génica. 2. Identificação das estratégias principais utilizadas pela Terapia Génica. 3. Capacidade de ilustrar cada uma das estratégias principais de Terapia Génica com exemplos específicos.
Programa
INTRODUÇÃO. Alvos e ensaios clínicos. Vectores e administração. Terapia génica (TG) com genes autólogos e heterólogos. MÉTODOS DE TRANSFERÊNCIA DE GENES. Vectores retrovirais, adenovirais e adeno associados. Plasmídeos. Mediação por receptores. Lipossomas. TG DE DEFEITOS GÉNICOS. Aumento de expressão ou substituição dum gene defeituoso: Fibrose quística. Hipercolesterolémia. Deficiências de enzimas catabólicos. Imunodeficiências combinadas.TG DE BLOQUEIO. Bloqueio da transcrição ou tradução: Antisense, hélices triplas, ribozimas, RNAi. TG POR SUICÍDO CELULAR. Morte de células tumorais: Cinases timidínicas. Imunogenicidade tumoral. VACINAS DE DNA. Imunização contra patogéneos. Construção de vacinas de DNA. Vantagens e desvantagens. MARCAÇÃO GÉNICA. Auxiliar o diagnóstico e a decisão: Marcação génica em transplantes de medula e de linfócitos T. Transferência génica para células hematopoéticas. PRODUÇÃO DE VECTORES DE TG. Síntese de ácidos nucleicos: in vivo, enzimática (PCR) e química (síntese em fase sólida). Técnicas de purificação de ác. nucleicos e de vírus. Selecção de processos de purificação. Case study: purificação de plasmídeos para terapia génica.
Metodologia de avaliação
A nota final resulta da média entre um exame e um seminário com apresentação oral (20 min + 10 min discussão) e escrita (máximo 20 páginas) obrigatoriamente com nota superior a 10 valores em ambas as componentes.