Disciplina Curricular

Metodos de Investigação em Arquitectura I MIArq-I

Diploma de Estudos Avançados em Arquitetura - DEAArq2006

Contextos

Grupo: DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Obrigatória

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Objectivos

O seminário de Métodos de Investigação em Arquitetura (MIA) constitui um fórum de discussão, de troca de informação e de aperfeiçoamento dos princípios relativos à prática da investigação e da aquisição, produção e divulgação do conhecimento científico, no campo da Arquitetura e do Desenho Urbano. O módulo de MIA 1 confronta o estudante com as principais questões e problemas que se levantam no processo de investigação, a começar pela discussão sobre o âmbito do respectivo campo disciplinar e sobre a existência de um método ou métodos próprios, em comparação com os métodos de investigação de outras áreas disciplinares. Pretende também disponibilizar informação que facilite o acesso às fontes e a sua utilização adequada, em particular os recursos arquivísticos e bibliográficos, fornecendo os instrumentos indispensáveis e desenvolvendo as capacidades necessárias à elaboração de artigos científicos e teses e ao prosseguimento da investigação científica avançada.

Programa

1. A investigação em Arquitetura: o que é? 2. Investigação e Métodos de Investigação: especificidade, transdisciplinaridade e contaminação. 3. A investigação científica — ética e deontologia. 4. As fontes e a pesquisa bibliográfica e arquivística tradicional. 5. A pesquisa e a seleção de informação disponível on-line: acesso a redes de informação e bases de dados fundamentais. 6. A recolha da informação e o seu registo. Citações, referências e notas. A construção e organização de uma bibliografia. Normas e opções. 7. A construção e gestão de bases de dados de texto e imagem na perspectiva da investigação. Arquivar, organizar e utilizar a informação recolhida. 8. Escrever para diferentes públicos: adequação do discurso e da fundamentação teórica ao contexto e aos objectivos do trabalho.

Metodologia de avaliação

Esta unidade curricular tem um formato misto de seminário e de aula expositiva. O formato de seminário, com discussão de textos previamente lidos e a participação de investigadores convidados, é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do primeiro grupo. O formato expositivo é mais utilizado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos do segundo grupo. No entanto, a participação de investigadores convidados, nomeadamente daqueles que, vindo de outras áreas disciplinares, colaboram na comparação e reflexão sobre os diferentes métodos utilizados, acaba por atravessar quase todo o semestre, havendo, frequentemente, em cada sessão, uma parte expositiva e uma parte de seminário. A avaliação baseia se num trabalho individual de leitura de um livro ou artigo sobre o qual é elaborada uma ficha de leitura, uma recensão crítica para uma revista científica e uma recensão crítica para um jornal generalista, complementada pela avaliação da participação ativa nos seminários.

Componente de Competências Transversais

Não aplicável.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre

2006/2007 - 1 Semestre