Breve Introdução
O acesso à informação e a protecção das comunicações num mundo global e fortemente baseado nas tecnologias são reconhecidamente determinantes para o progresso económico e social, e a soberania dos Estados. Portugal, como membro da OTAN e da União Europeia vai constituir em breve, como resulta das normas que o obrigam no plano internacional, um Centro Nacional de Cibersegurança em cumprimento da estratégia nacional para o Ciberespaço. O desenvolvimento deste projecto e correspondentes concretizações, nomeadamente no que tange à organização das infraestruturas críticas, exige um conjunto de profissionais qualificados quer no plano técnico quer nos planos académico e científico.
O curso de pós-graduação em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço é uma iniciativa conjunta do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, e da Escola Naval, que visa proporcionar uma formação científica especializada nesta área multidisciplinar apoiada na complementaridade das valências das três instituições, reforçando a articulação entre teoria, prática e investigação nestes domínios, e contribuir assim para dotar o país das competências necessárias para enfrentar os desafios que se colocam.
A coordenação científica tripartida do curso está a cargo de
- Prof. Dr. Carlos Caleiro, Instituto Superior Técnico, U. Lisboa
- Prof. Dr. Eduardo Vera-Cruz Pinto, Faculdade de Direito, U. Lisboa
- Capitão-de-fragata Eng. Naval Doutorado Fernando Ribeiro Correia, Escola Naval
Historial
O curso capitaliza na experiência docente e competência científica do seu corpo docente. O ano lectivo 2013/14 marca precisamente a oferta da primeira edição do curso de pós-graduação em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço.
Objectivos
Pretende-se fornecer uma formação horizontal comum de largo espectro, compatível com formações prévias em diversas áreas, mas permitindo um aprofundamento específico opcional nas áreas predominantes do Direito, da Segurança e Gestão da Informação, da Matemática e da Engenharia Informática. Acontribuição tripartida das instituições proponentes é assim determinante não apenas para as suas áreas de especialidade, mas também para a articulação entre áreas, proporcionando uma visão abrangente dos problemas associados à segurança de informação e suas aplicações.
Destinatários
Podem candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, obtido antes do Processo de Bolonha, ou de grau de mestre, obtido após o Processo de Bolonha, nas áreas de Direito, Engenharia, Matemática, Ciências Sociais ou Económicas, Ciências Militares ou Policiais; titulares de grau superior estrangeiro equivalente; titulares de outros graus académicos, com experiência profissional de pelo menos 2 anos, e que sejam detentores de um currículo escolar e científico que demonstre capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Saídas Profissionais
Pretende-se que o curso seja encarado, até como forma de rentabilizar a especificidade da formação, como um degrau de formação complementar para profissionais com especial interesse na área, integrados em organizações estatais, entidades reguladoras ou empresas, e não como uma alternativa aos cursos existentes.
Regime de Funcionamento
O curso funcionará em regime pós-laboral*, com aulas a decorrer no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Direito, e na Escola Naval, em diferentes dias da semana.
(*) Com a excepção das disciplinas opcionais do IST, que são oferecidas também a outros cursos.
Horários para o segundo semestre
- Cibersegurança Forense
IST, 2ª-feira, 18:00 – 21:00, sala P9
- Cibercrime
FD, 6ª-feira, 19:30 – 21:30, Anfiteatro 7
- Procedimentos de Segurança e Manuseamento de Informação Classificada
EN, sábado, 09:00 – 11:00
- Datamining para Auditoria de Segurança
EN, sábado, 11:00 – 13:00
Propinas
Propina anual: 2.500 €
Coordenadores
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.