Plano Curricular
CELSSBB2012 De 2012 a 2019
1. História e importância da Lean Six Sigma nas organizações
Propósito da Lean Six Sigma. Definição da Lean Six Sigma. Origem e evolução da Lean Six Sigma. Funções e Responsabilidades da Lean Six Sigma. Integração da Lean com a Six Sigma.
2. Lean
Introdução à Lean. Definição, origem e evolução da Lean. Os 5 princípios da Lean – value, value stream, flow, pull, perfection. A casa Lean. Benefícios da Lean. 7+1 formas de desperdício. Kaizen e DMAIC. Exercício de simulação. Fase Define e Measure. Entender o cliente e medir o processo atual. Observação do Gemba - círculo de Ohno. VSM: mapeamento da cadeia de valor - atividades, materiais e informação. Takt-Time. Dados e métricas Lean: monitorização do desempenho. Fase Analyse. Identificação das causas-raiz. Identificação das atividades VA/NVA. Estudos ao layout. Análise de nivelamento e balanceamento. Análise de Setups. Exercício de Simulação. Fase Improve. Listar potenciais soluções / soluções otimizadas. VSM (ideal e to-be). Sistemas de gestão de produção (pull vs push). JIT, Kanban. Jidoka, Poka-Yoke. SMED. Produção peça a peça. Cell-Design. Total Productive Maintenance. Fase Control. Estandardizar soluções. Gestão visual; 5S; SOP. Exercício de Simulação.
3. Six Sigma
Define. Gestão do projeto por uma abordagem PMI®. Conceitos-chave da metodologia DMAIC. As 5 fases da metodologia DMAIC. Critérios de escolha de um projeto de Lean Six Sigma. Aprovação do projeto; documento do projeto, diagrama SIPOC. Entender o cliente; recolha e análise da voz do cliente e ferramentas da qualidade a elas associadas, CTQ e defeitos definidos; priorização das CTQ por análise de Kano e sua validação. A reunião de fase Define. Measure. Avaliar o sistema de medição – conceitos básicos chave. As fontes de variação num sistema de medição. Exatidão e precisão de um sistema de medição. Estudos de calibração, de teste-reteste e de GR&R. Avaliação do sistema de medição. Conceitos básicos de estatística; Estudos às principais distribuições estatísticas. O nível sigma como métrica. Plano de recolha de dados, checklists e ferramentas visuais. Controlo estatístico do processo para dados contínuos, contáveis e atributivos. A baseline do processo e outras métricas de desempenho utilizadas. A reunião de fase Measure. Analyse. As ferramentas associadas à listagem e priorização de variáveis. A aplicação da inferência estatística na validação das causas-raiz. Intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos. Testes não paramétricos. Testes de qualidade de ajuste e de associação. 1-way ANOVA. Regressão linear simples, múltipla e regressão logística binária. Análise estatística multivariada. Postulação de teorias y = f(X). A reunião de fase Analyse. Improve. Tipo de desenho de experiências: caraterização, fracionado, completo e resposta em superfície. Construção, análise e interpretação. Geração de ideias. Criação de soluções. Critérios de aplicação da solução e avaliação dos riscos. Boas práticas de apresentação de projetos. Planeamento e desenvolvimento para a avaliação do novo processo. A reunião de fase Improve. Control. A validação do sistema de medição para as variáveis críticas de entrada X. A standardização de um processo. Ferramentas associadas à standardização de um processo: prevenção e controlo. SPC avançado – Produções pequenas, séries temporais e multivariada. Fecho do projeto: lições aprendidas, comunicação e avaliação.
4. Design for Lean Six Sigma
Razões e fundamentos para a aplicação da DFLSS. Metodologias DFLSS – DMADV, ICOV. Ferramentas DFLSS. QFD. Design Axiomático. TRIZ. Design for X. Design de Tolerâncias. Design de Protótipos.
5. A estratégia de negócio Lean Six Sigma
A matriz Hoshin Kanri e o alinhamento estratégico. O foco no cliente. O workshop executivo. O workshop dos champions. Gestão dos processos de negócio. Quadros de bordo. Indicadores chave de desempenho. Gerir o esforço. Prioritização de projetos. Planos de reconhecimento. Auditorias de processo. Medição do desempanho da estratégia: E = Q x A. Manter o momentum. Alargar a formação ao resto da organização. Desenvolver a DFLSS. Estender a LSS aos processos transversais da organização. Estender a LSS aos fornecedores e clientes.
6. Teoria das restrições
Introdução aos princípios da Teoria das Restrições. Síntese das lições do livro «A META». O que é manufatura sincronizada. Quais os benefícios. Como aplicar o método Tambor/Pulmão/Corda (TPC). Dinâmica lúdica com dados - 1.° exercício de fixação. Como gerenciar pulmões. Os 5 passos para melhorias na TOC. «Mundo dos Ganhos» & o Instrumento Bússola - 2.° exercício. Método de raciocínio e a Árvore da Realidade Atual (ARA). Dispersão da nuvem - 3.° exercício de fixação.
7. Liderança e Coaching de equipas
A dicotomia «liderança/gestão». Clarificação da fronteira entre liderança e gestão. Liderar para a mudança. A liderança pelos valores. Princípios-chave de gestão da mudança. Inovação, consenso e conformismo. Teorias base e modelos de liderança. A liderança transformacional. Processo de Coaching no contexto organizacional. Motivação – estado de recursos – the owner strategy e self-talk. Impacto do Coaching na arte de trabalhar em equipa – o poder da escuta ativa, da observação consciente e da arte de perguntar na relação entre coach e coachee. Do conceito ao comportamento observável. Visão sistémica vs visão de túnel. Calibração, sincronização, espelhamento, condução, rapport, backtracking, articulação, feedback. Estabelecer objetivos, stepping, ecologia das decisões, cenários de hipóteses e assunção da responsabilidade pela ação.
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