Plano Curricular

CELSSBB2012 De 2012 a 2019

1.     História e importância da Lean Six Sigma nas organizações

Propósito da Lean Six Sigma. Definição da Lean Six Sigma. Origem e evolução da Lean Six Sigma. Funções e Responsabilidades da Lean Six Sigma. Integração da Lean com a Six Sigma.



2.     Lean

Introdução à Lean. Definição, origem e evolução da Lean. Os 5 princípios da Lean – value, value stream, flow, pull, perfection. A casa Lean. Benefícios da Lean. 7+1 formas de desperdício. Kaizen e DMAIC. Exercício de simulação. Fase Define e Measure. Entender o cliente e medir o processo atual. Observação do Gemba - círculo de Ohno. VSM: mapeamento da cadeia de valor - atividades, materiais e informação. Takt-Time. Dados e métricas Lean: monitorização do desempenho. Fase Analyse. Identificação das causas-raiz. Identificação das atividades VA/NVA. Estudos ao layout. Análise de nivelamento e balanceamento. Análise de Setups. Exercício de Simulação. Fase Improve. Listar potenciais soluções / soluções otimizadas. VSM (ideal e to-be). Sistemas de gestão de produção (pull vs push). JIT, Kanban. Jidoka, Poka-Yoke. SMED. Produção peça a peça. Cell-Design. Total Productive Maintenance. Fase Control. Estandardizar soluções. Gestão visual; 5S; SOP. Exercício de Simulação.

 

3.     Six Sigma

Define. Gestão do projeto por uma abordagem PMI®. Conceitos-chave da metodologia DMAIC. As 5 fases da metodologia DMAIC. Critérios de escolha de um projeto de Lean Six Sigma. Aprovação do projeto; documento do projeto, diagrama SIPOC. Entender o cliente; recolha e análise da voz do cliente e ferramentas da qualidade a elas associadas, CTQ e defeitos definidos; priorização das CTQ por análise de Kano e sua validação. A reunião de fase Define. Measure. Avaliar o sistema de medição – conceitos básicos chave. As fontes de variação num sistema de medição. Exatidão e precisão de um sistema de medição. Estudos de calibração, de teste-reteste e de GR&R. Avaliação do sistema de medição. Conceitos básicos de estatística; Estudos às principais distribuições estatísticas. O nível sigma como métrica. Plano de recolha de dados, checklists e ferramentas visuais. Controlo estatístico do processo para dados contínuos, contáveis e atributivos. A baseline do processo e outras métricas de desempenho utilizadas. A reunião de fase Measure. Analyse. As ferramentas associadas à listagem e priorização de variáveis. A aplicação da inferência estatística na validação das causas-raiz. Intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos. Testes não paramétricos. Testes de qualidade de ajuste e de associação. 1-way ANOVA. Regressão linear simples, múltipla e regressão logística binária. Análise estatística multivariada. Postulação de teorias y = f(X). A reunião de fase AnalyseImprove. Tipo de desenho de experiências: caraterização, fracionado, completo e resposta em superfície. Construção, análise e interpretação. Geração de ideias. Criação de soluções. Critérios de aplicação da solução e avaliação dos riscos. Boas práticas de apresentação de projetos. Planeamento e desenvolvimento para a avaliação do novo processo. A reunião de fase ImproveControl. A validação do sistema de medição para as variáveis críticas de entrada X. A standardização de um processo. Ferramentas associadas à standardização de um processo: prevenção e controlo. SPC avançado – Produções pequenas, séries temporais e multivariada. Fecho do projeto: lições aprendidas, comunicação e avaliação.



4.     Design for Lean Six Sigma

Razões e fundamentos para a aplicação da DFLSS. Metodologias DFLSS – DMADVICOV. Ferramentas DFLSS. QFDDesign Axiomático. TRIZDesign for X. Design de Tolerâncias. Design de Protótipos.



5.     A estratégia de negócio Lean Six Sigma

A matriz Hoshin Kanri e o alinhamento estratégico. O foco no cliente. O workshop executivo. O workshop dos champions. Gestão dos processos de negócio. Quadros de bordo. Indicadores chave de desempenho. Gerir o esforço. Prioritização de projetos. Planos de reconhecimento. Auditorias de processo. Medição do desempanho da estratégia: E = Q x A. Manter o momentum. Alargar a formação ao resto da organização. Desenvolver a DFLSS. Estender a LSS aos processos transversais da organização. Estender a LSS aos fornecedores e clientes.



6.     Teoria das restrições

Introdução aos princípios da Teoria das Restrições. Síntese das lições do livro «A META». O que é manufatura sincronizada. Quais os benefícios. Como aplicar o método Tambor/Pulmão/Corda (TPC). Dinâmica lúdica com dados - 1.° exercício de fixação. Como gerenciar pulmões. Os 5 passos para melhorias na TOC. «Mundo dos Ganhos» & o Instrumento Bússola - 2.° exercício. Método de raciocínio e a Árvore da Realidade Atual (ARA). Dispersão da nuvem - 3.° exercício de fixação.



7.     Liderança e Coaching de equipas

A dicotomia «liderança/gestão». Clarificação da fronteira entre liderança e gestão. Liderar para a mudança. A liderança pelos valores. Princípios-chave de gestão da mudança. Inovação, consenso e conformismo. Teorias base e modelos de liderança. A liderança transformacional. Processo de Coaching no contexto organizacional. Motivação – estado de recursos – the owner strategy self-talk. Impacto do Coaching na arte de trabalhar em equipa – o poder da escuta ativa, da observação consciente e da arte de perguntar na relação entre coach coachee. Do conceito ao comportamento observável. Visão sistémica vs visão de túnel. Calibração, sincronização, espelhamento, condução, rapport, backtracking, articulação, feedback. Estabelecer objetivos, stepping, ecologia das decisões, cenários de hipóteses e assunção da responsabilidade pela ação.



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