Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Técnico Lisboa  >  Ensino  >  MEFarm

Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica

Alameda

Coordenadores 2013/2014

Prof. Doutor  Jose Cardoso de Menezes

Últimos anúncios

03-12-2013
Prova pública de Mestrado de Inês Antónia Ferreira Nunes

09-12-2013
Prova pública de Mestrado de Miguel Luís Ferreira Ribeiro

15-11-2013
Prova pública de Mestrado de Cristiana Maria da Silva Ferraz Pardal

Ver anúncios

Informação Adicional

Coordenador IST: Professor José Cardoso Menezes

Coordenador FFUL: Prof. António Almeida

 

Para complementar estas informações os interessados deverão contactar:

Gabinete de Coordenação dos 1º e 2º Ciclos
Telefone: 21 841 91 84
E-mail:
  
coordgrad@bioengenharia.tecnico.ulisboa.pt

Localização: Piso 0 da Torre Sul

Links

Departamento de Bioengenharia

Breve Introdução

O Mestrado em Engenharia Farmacêutica é um novo 2º ciclo, oferecido conjuntamente pelo IST e pela FF-UL, nos campus das duas instituições, conducente ao grau de Mestre em Engenharia Farmacêutica. Este 2º ciclo, oferecido em Português e Inglês, pretende atrair estudantes de formações de 1º ciclo nas áreas das ciências e das tecnologias, nacionais e estrangeiros, para um 2º ciclo de formação em áreas emergentes e de grande potencial representadas nos três perfis do mestrado proposto:

1) Química Terapêutica ou Medicinal, 2) Tecnologia Analítica de Processos e Engenharia de Processos Farmacêuticos, e 3) Sistemas de Gestão da Qualidade e Regulamentação Farmacêutica. Esta primeira oferta de formação em áreas farmacêuticas pelo IST e o seu desenvolvimento futuro harmonizado com o das áreas científicas de base nas duas instituições proporcionará importantes oportunidades para ambas.

A presente proposta estruturada de acordo com o modelo de Bolonha, destina-se a formar profissionais em Engenharia Farmacêutica, a médio prazo reconhecíveis, em determinadas circunstâncias relacionadas com a formação de 1º ciclo, por ambas as Ordens Profissionais (OF & OE), para o mercado de trabalho Europeu e eventualmente Norte-Americano (EUA e Canadá), competentes na utilização das ferramentas mais modernas de concepção e operação de processos de fabrico, de gestão e verificação da qualidade do processo e do produto ao longo do seu ciclo de vida, e de projecto racional de novos fármacos.

O IST e a FF-UL possuem colaborações com a indústria farmacêutica nacional e multinacional, com diversas entidades do Sistema Nacional de Saúde e com as autoridades que regulam estes sectores local e mundialmente - p.ex., em Portugal (INFARMED), na UE (EMEA) e nos EUA (FDA) - formando uma rede que poderá ser mobilizada não só a apoiar este projecto a vários níveis (viz., credibilidade internacional, acolher estágios, patrocinar dissertações, proporcionar saídas profissionais) como a ter um papel estruturante ao nível da formação de 3º ciclo e do estabelecimento de projectos de I&D de excelência (p.ex., conducentes a patentes conjuntas) envolvendo aquelas entidades.

Objectivos

O Mestrado em Engenharia Farmacêutica oferecido conjuntamente pelo IST (Dept. de BioEngenharia e Dept. Engenharia Química) e a a FFUL (Dept. de Ciências Farmacêuticas e Dept. de Tecnologia Farmacêutica),  forma profissionais com uma sólida formação em Tecnologia Farmacêutica e Engenharia de Processo Farmacêutico, capazes de contribuir significativamente para a inovação tecnológica, a melhoria da competitividade industrial e a liderança na generalidade das áreas do fabrico farmacêutico, assim como para a resolução de determinados  problemas de saúde pública em áreas terapêuticas actuais ou emergentes.

Destinatários

O Mestrado em Engenharia Farmacêutica destina-se a estudantes da formação de 1º ciclo nas áreas das ciências e tecnologia, nacionais e estrangeiras.

Saídas Profissionais

Empresas farmacêuticas de produção de APIs, de formulação de produto acabado, empresas biofarmacêuticas, organismo reguladores da actividade farmacêutica em Portugal ou no estrangeiro, empresas de dispositivos médicos ou que actuem na área hospitalar e dos sistemas desaúde em geral.

Regime de Funcionamento

 

 

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.