Página Inicial


As actividades na área científica de Física dos Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear são asseguradas pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), unidade de investigação do IST.

O IPFN tem o estatuto de Laboratório Associado e é a maior unidade de investigação em física em Portugal, contando com mais de 170 colaboradores. É também a unidade responsável pelo Contrato de Associação Euratom-IST, que assegura a participação portuguesa no programa europeu de investigação em fusão Nuclear, bem como um grande número de projectos nacionais e internacionais.

A investigação desta área científica engloba a teoria, a simulação numérica, e a experimentação, onde se incluem alguns dos laboratórios mais emblemáticos do IST, tais como o tokamak ISTTOK e o Laboratório de Lasers Intensos. Há uma componente muito forte de formação de jovens investigadores - mestrados e doutoramentos - ligada a esta actividade.

Coordenador: Prof. Luís Oliveira e Silva


Anúncios

Unidades Curriculares do 2º Ciclo do MEFT

17 Maio 2012, 10:52 - Gonçalo Figueira

O Curriculum do MEFT inclui várias unidades curriculares que permitem especialização em Física dos Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear. As unidades curriculares básicas para formação em FPLFN são:

Perfil de Engenharia: Tronco ComumSistemas de Aquisição de Dados
Perfil de Engenharia: Opções

Controlo em Tempo Real

Descargas em Gases

Fusão Nuclear

Ondas e Instabilidades em Plasmas

Técnicas de Diagnóstico e Medida

Tecnologias a Plasma para Processamento de Materiais

Teoria Cinética dos Plasmas

Perfil de Física: Opções

Descargas em Gases

Fusão Nuclear

Ondas e Instabilidades em Plasmas

Tronco Comum

Física e Tecnologia dos Plasmas

Óptica Quântica e Lasers

 


Todos os Anúncios