Laboratório de Materiais Compósitos - LMC



O Laboratório de Materiais Compósitos (LMC) é uma nova infraestrutura laboratorial do DEM, criada em 2017, sob a gestão da Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais. A missão principal do LMC é apoiar projetos que envolvam nas suas actividades o fabrico e processamento de materiais compósitos, nomeadamente compósitos laminados e de compósitos injectados. O LMC tem como principais equipamentos à disposição um sistema de RTM (Resin Transfer Moulding), uma câmara fitoclimática e estufas dedicadas à produção e processamento de compósitos de matriz polimérica. 


O LMC compreende três vertentes de actuação, a saber,

  • O ensino (apoio a Unidades Curriculares, nomeadamente de segundo e terceiro ciclo com objectivos centrados nas actividades relacionadas com a produção, processamento e caracterização de materiais compósitos);
  • Apoio ao Desenvolvimento de teses de mestrado e doutoramento.
  • A transferência de tecnologia (protocolos com empresas e entidades do sistema tecnológico no sentido de incrementar o desenvolvimento de produtos inovadores)
  • Apoio a projetos de alunos (apoio a projectos liderados por alunos, aplicando uma política de auto-utilização e co-responsabilização).

 

 

Responsáveis: Prof. Jorge Cruz Fernandes, Prof. Virgínia Infante


Mais informações:

labcomp@tecnico.ulisboa.pt

Secretariado ACPMME, acpmme@dem.tecnico.ulisboa.pt 

Telef.: 21 841 7342