Página Inicial

A Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais (ACPMME) integra os grupos de disciplinas de Materiais Estruturais e Projecto Mecânico leccionadas em vários Mestrados Integrados, Programas de Doutoramento e cursos de 3º Ciclo.

Os docentes exercem a sua actividade científica e de desenvolvimento tecnológico em diversos centros/institutos de investigação.


Anúncios

_

14 Novembro 2016, 11:20 - Augusto Moita de Deus

Novo espaço de estudo 24 horas 

O novo espaço de estudo 24 horas à disposição de estudantes de mestrado a desenvolver trabalho na Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais foi aberto a 7 de Julho de 2017. A utilização é livre numa lógica de "first in, first served", sendo os utilizadores responsáveis pela manutenção do espaço e pela guarda dos seus objectos pessoais.

  


Diplomas de Excelência no Ensino

Na cerimónia de comemoração do Dia do Técnico, vários docentes da ACPMME irão receber Diplomas de Excelência no Ensino, referentes ao ano lectivo 2015-2016:

  • Eduardo Joaquim Anjos de Matos Almas- Tribologia e Manutenção (MEMec) 
  • Hugo Filipe Diniz Policarpo- Desenho e Modelação Geométrica II (MEMec) 
  • Luís Manuel Guerra da Silva Rosa-  Ensaios e Caracterização de Materiais (LEMat) 
  • Maria de Fátima Reis Vaz- Materiais em Engenharia (LEAN; MEMec) 
  • Miguel Pedro Tavares da Silva- Biomecânica do Movimento (MEBiom) 
  • Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante- Comportamento Mecânico dos Materiais (MEAer; MEMec) ; Materiais em Engenharia (LEAN; MEMec) ; Tribologia e Manutenção (MEMec)


Docente da ACPMME recebe Crossley Award

O Professor Miguel Tavares da Silva da ACPMME é co-autor de um artigo que recebeu o prémio Crossley atribuído pela revista Mechanism and Machine Theory, Elsevier:

A comparative study of the viscoelastic constitutive models for frictionless contact interfaces in solids,
J. Alves, N. Peixinho, M. Tavares da Silva, P. Flores, H.M. Lankarani
Vol. 85, 172-188 (2015)

Mais informação aqui



Grupo de investigação liderado por docente da ACPMME recebe três distinções no 7º Congresso Nacional de Biomecânica


Decorreu em 10 e 11 de Fevereiro de 2017 em Guimarães o 7º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2017), realizado sob os auspícios da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB). Nele, foram galardoadas com Prémios três trabalhos realizados no grupo de investigação do Professor Miguel Tavares da Silva, da ACPMME. Os prémios, os premiados e os respectivos trabalhos galardoados foram os seguintes:


  • Prémio ISB Melhor Estudante de Doutoramento, atribuído no âmbito do 7º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2017) a Sérgio Barroso Gonçalves com o trabalho intitulado “DEVELOPMENT OF A MULTIBODY-BASED METHODOLOGY FOR SIMULATION OF BIOMECHANICAL SYSTEMS USING NATURAL COORDINATES”, por S.B. Gonçalves e M.T. Silva.
  •  Best State of the Art Paper Award, atribuido no âmbito do 7º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2017) a Ivo Fialho Roupa com o trabalho intitulado “MODELOS BIOMECÂNICOS 3D NO MOVIMENTO HUMANO”, por I.F. Roupa, S.B. Gonçalves e M.T. Silva.

  • Menção Honrosa no Best Application Paper Award, atribuída no âmbito do 7º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2017) a Vanessa Lopes com o trabalho intitulado “CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÓTESE DO MEMBRO SUPERIOR”*, por V. Lopes, R. Cardoso, M. Leite, M.T. Silva, M.J. Costa e A. Castro
*Este trabalho conta com a Co-Orientação Científica do Professor Marco Leite, também da ACPMME, e é o resultado de uma colaboração institucional entre Docentes da ACPMME e o Hospital D. Estefânia em Lisboa. 

   


Docente da ACPMME recebe o Ultimaker Education Challenge Award

O Professor Marco Leite, da ACPMME, participou no Ultimaker Education Challenge, tenho ganho o respectivo prémio. Neste caso não se trata de uma mera distinção simbólica, visto que para além do respectivo diploma, o prémio inclui uma impressora 3D Ultimaker 3.



Menção Honrosa no Prémio Carlos Lima 2016

O Professor Miguel Tavares da Silva, da ACPMME, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Carlos Lima 2016, promovido pela SPOT – Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, pelo trabalho intitulado: “SERÁ A ANÁLISE DO MOVIMENTO UM FATOR DETERMINANTE NA RECUPERAÇÃO DA PRÁTICA DESPORTIVA APÓS TRATAMENTO CIRÚRGICO DA ROTURA DO TENDÃO DE AQUILES?

Este trabalho foi realizado por Manuel Cassiano Neves, Marisa C. Silva, Sérgio B. Gonçalves, Miguel Tavares da Silva, João Vide, Delfim Tavares e Paulo Felicíssimo. O trabalho e a respectiva menção honrosa são fruto de uma já longa colaboração entre o Grupo de Investigação em Biomecânica do Movimento do DEM/IDMEC, o Laboratório de Biomecânica do DEM/IDMEC e o Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Descobertas em Lisboa. 


Projecto FST Novabase e NEMat em destaque nos Prémios CGD para Núcleos de Estudantes





Nesta edição dos Prémios CGD foram distinguidos os projetos:

  • Construção do protótipo de corridas elétrico FST 07e (Projecto FST Novabase), 2000 euros;
  • Projeto Técnico Solar Boat (TSB), 2000 euros;
  • Air Cargo Challenge 2016 (AeroTéc), 2000 euros;
  • Explora os Materiais (NEMat), 2000 euros.


Todos os Anúncios

Eventos

__

14 Novembro 2016, 11:36 - Augusto Moita de Deus

Inauguração do Laboratório de Compósitos e do Laboratório para Desenvolvimento de Produto


A inauguração dos novos Laboratório de Materiais Compósitos e Laboratório para Desenvolvimento de Produto ocorreu no dia 7 de Julho de 2017 na presença do administrador do banco BPI, Dr. José Amaral, e do presidente do IST, Prof. Arlindo Oliveira. Estas novas infraestruturas, que ficarão à disposição de professores, investigadores e alunos do IST, acolhendo os seus projectos de investigação e desenvolvimento, representam um investimento superior a 100.000 euros, que foi possível graças a um esforço conjunto do IST, em parceria com o banco BPI, e do IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica.

Mais informações aqui (página principal do IST).



ACPMME Talks

Science 4.0 - a key driver for societal development

Abstract

Thursday June 29th 2017 - 11h00

Anfiteatro PA3 (Pavilhão de Fisica)

Speaker:

Lars Montelius

DIRECTOR GENERAL

INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory

4715-330 Braga, Portugal









ACPMME Talks

New, and new routes to, Carbon Materials

Abstract

Friday, March 10th 2017  12h00 

Anfiteatro Abreu Faro (Complexo Interdisciplinar) 

Speaker: 


Rodney S. Ruoff

Director, Center for Multidimensional Carbon Materials (CMCM)

(Institute for Basic Science (IBS) Center on the UNIST Campus)

UNIST Distinguished Professor

Department of Chemistry and School of Materials Science

Ulsan National Institute of Science & Technology (UNIST)

Ulsan 689-798, Republic of Korea




Explora os Materiais 2017

Decorreu de 13 a 24 de fevereiro de 2017 no Salão Nobre do IST


Decorreu de 13 a 24 de fevereiro de 2017 no Salão Nobre do IST o Explora os Materiais, um evento destinado aos estudantes do ensino Secundário, da área de Ciências e Tecnologia. Promovido pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais do IST, tem como objetivo dar a conhecer a abrangência e versatilidade do curso através de demonstrações práticas.

Abordando áreas da engenharia como a química, a física e a mecânica, através de aproximadamente 20 experiências, o Explora também mostra a importância que a Engenharia de Materiais tem no mundo empresarial.

Este evento esteve em destaque no programa Portugal em Direto, da RTP.





Almoço de Natal das Áreas Cientificas ACMEC e ACPMME

Decorreu no dia 21 de Dezembro de 2016 o almoço de Natal das Áreas Científicas de Mecânica Estrutural e Computacional, e de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais.



Magusto da ACPMME

Decorreu no dia 11 de Novembro de 2016 o Magusto da Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais.




Visita da Escola Secundária Seomara Costa Primo

No âmbito da visita de estudo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Seomara Costa Primo (Amadora) ao IST, que decorreu em 11 de Novembro de 2016, vários docentes da ACPMME* estiveram envolvidos em mostrar aos alunos os diversos laboratórios onde docentes da Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais e alunos do IST desenvolvem as suas actividades de ensino e investigação, nomeadamente:
  • Microlab
  • Laboratório de Biomecânica
  • Laboratório de Mecânica Experimental
  • Laboratório de Ensaios Mecânicos e de Materiais
  • Fórmula Student
  • Laboratório de Desenvolvimento de Produto
*Professores Miguel Tavares da Silva, Fátima Vaz, Pedro Amaral, Bruno Soares, Relógio Ribeiro, Marco Leite, Augusto Moita de Deus.






Todos os eventos.