Investigação

A área de SDC estuda a interacção entre o mundo exterior e sistemas computacionais.

Realiza actividade de projecto e de investigação nas seguintes áreas:

  • Robótica
  • Bioengenharia e aplicações médicas
  • Processamento de sinal e de imagem
  • Controlo

Esta actividade é realizada integrada em institutos de investigação do IST: ISR, INESC-ID e IT.

A actividade realizada tem visibilidade internacional e é realizada em cooperação com equipas e institutos de outros países.

Processamento de sinal e de imagem

Vivemos em ambientes cheios de câmaras e sensores. Torna-se por isso necessário processar as imagens e sinais produzidos pelos sensores, extrair informação sobre o fenómenos observados e tomar decisões.

Há um campo vasto ligado ao processamento de sinal no qual a área de SDC tem realizado actividade.

cabeça robótica

Sistemas de visão de inspiração biológica

A área científica de SDC está activamente envolvida nas principais áreas de investigação no domínio dos sistemas de língua falada tais como o reconhecimento de fala, síntese de fala, compreensão de fala, pré-processamento de áudio, sistemas de diálogo multi-modais, sistemas de comunicação aumentativa e alternativa, identificação de patologias na fala, entre outros.

boca
seguimento de trajectórias

Os vigilância existentes em grandes infraestruturas (cidades, centros comerciais, autoestradas) são constituídos por centenas de câmaras mas os sinais de vídeo são geralmente guardados sem sofrerem qualquer processamento. Pretende-se desenvolver sistemas inteligentes capazes de seguir pessoas e veículos usando múltiplas câmaras. O sistema deve ainda detectar actividades e reconhecer situações anómalas.

O sistema deve autocalibrar-se, ser capaz de fundir a informação de vários sensores, de reconhecer o tipo de objectos presentes (pessoas, viaturas) e detectar eventos anómalos.

Os sistemas de biometria permitem a identificação automática de pessoas através da análise de características fisiológicas (tais como a íris ou a impressão digital) ou comportamentais (por exemplo padrões de interacção com o computador através do teclado ou do rato). Estes sistemas, restringindo o acesso a serviços e bens, têm uma importância crescente na sociedade actual, em particular a nível do acesso informático a informação privada. As áreas de processamento de sinal e reconhecimento de padrões fornecem o suporte essencial para abordar este tipo de problemas. Alunos e investigadores da ASCDC têem feito contribuições pioneiras nesta área, em particular na introdução e integração de novas modalidades em biometria.

Bioengenharia e aplicações médicas

Tem sido realizado trabalho de investigação na análise do sono a partir de sinais biológicos, na análise automática de imagens médicas (CT, MRI, ultrasom) e na reconstrução celular a partir de imagens de microscopia confocal.

Recentemente foram criadas novas direcções de investigação ligadas ao desenvolvimento de modelos celulares e da interacção entre células e na introdução de técnicas de controlo para a anestesia de doentes sujeitos a intervenções cirúrgicas.

células

A Biologia, nomeadamente o estudo de populações de células, proporciona desafios aliciantes para o estudo e projecto de colectivos compostos por muitos robots (enxames de robots). Exemplos de resultados obtidos em interacção com biólogos do Instituto Gulbenkian de Ciência são a determinação da dinâmica da probabilidade dos membros do colectivo se distribuirem numa dada região, e o controlo óptimo do colectivo para que este maximize a sua presença numa região, ou a inspiração no sistema imunitário para a detecção de situações anómalas por redes de sensores e robots.

Tem sido realizado trabalho na análise de imagem médica (CT. MRI, ultrasom) com o objectivo de extrair informação sobre os órgão visualizados p.ex., extracção da fronteira de órgãos, estimação da superfície da carótide ou seguimento do coração.

ecocardiografia

Existem vários projectos em curso, envolvendo colaborações internacionais e empresas, no domínio do desenho de sensores e processamento de sinais electrofisiológicos. Um destes projectos consiste no reconhecimento de padrões cognitivos, afectivos e indicadores de identidade na interação pessoa-computador, que teve o seu início com o projecto HiMotion.

O sono tem uma estrutura temporal constituída por uma sequência de microestados que pode ser estimada a partir de sinais de EEG.

A análise do sono requer o desenvolvimento de modelos dinâmicos que descrevam as transições de estado e os eventos que lhes estão associadas.

O controlo da anestesia é um projecto em curso que tem por objectivo monitorizar o estado de pacientes e controlar a de forma automática a quantidade de fármaco a administrar para manter o grau de relaxamento pretendido.

Pretende-se automatizar esta tarefa e reduzir a quantidade de fármaco a administrar durante uma intervenção cirúrgica.

Robótica

A actividade realizada neste tema está centrada no desenvolvimento de veículos equipados com sensores, capazes de realizar missões complexas com elevado grau de autonomia.

Isso envolve um conjunto significativo de tarefas como localização, guiamento, planeamento de actividades, cooperação entre robots, etc.

robô submarino

A robótica submarina ocupa uma parte importante desse esforço. Foram desenvolvidos robots submarinos capazes de realizar missões oceânicas. Estes veículos estão equipados com sistemas de comunicações e possuem elevada autonomia.

Feito no IST

A área de SDC tem uma forte tradição em futebol robótico tendo participado em vários torneios internacionais. O futebol robótico é uma oportunidade excelente para o desenvolvimento de métodos de cooperação entre robots diferentes.

A cooperação permite que o conjunto realize tarefas que cada um dos robots não consegue realizar.

rpbô futebolista
robô de busca e salvamento

Pretende-se desenvolver uma equipa de robots capazes de actuar de forma cooperativa em missões de busca e salvamento.

Isso requer a combinação de métodos avançados de visão com métodos de inteligência artificial distribuída.

Controlo

A área de SDC tem uma longa experiência no desenvolvimento de modelos de sistemas dinâmicos e no seu controlo.

Têm sido estudados sistemas muito diferentes que incluem desde sistemas físicos (motores, barcos, helicópteros) a sistemas industriais (processos químicos), a sistemas de rega, sistemas de produção de energia (centrais eléctricas, campos de colectores solares).

Descrevem-se em seguida alguns exemplos.

campo de colectores solares

Foi controlado o campo de colectores solares de Almeria (Espanha). O campo de Almeria coloca problemas de controlo interessantes pois as condições de operação alteram-se frequentemente (p.ex., núvens).

Isso requer o uso de métodos adaptativos capazes de ajustar os modelos e do controlador durante a operação do sistema.

As instalações industriais são compostas por um grande número de processos e de sensores. Isso coloca desafios muito interessantes em termos de modelamento e controlo.

Foram desenvolvidos modelos para centrais térmicas da EDP e o ex«nsaio de estratégias de controlo baseadas em controlo adaptativo, com o objectivo de aumentar o rendimento.

central termoeléctica

Attachments